Há novas medidas para combater o vírus na Grande Lisboa. Saiba o que muda hoje

O Governo anunciou novas restrições para a Grande Lisboa, onde a Covid-19 tem vindo a ganhar terreno em 15 freguesias de cinco concelhos da região. Conheça-as.

Lisboa, Sintra, Odivelas, Loures e Amadora. Num mês, metade do total de novos casos de infetados surgiram nestes locais.Hugo Amaral/ECO

A Grande Lisboa continua a registar a maioria dos novos casos de coronavírus, levando o Governo a tomar medidas adicionais para travar a propagação do surto nesta zona do país. As autoridades têm vindo a garantir que a pandemia não está descontrolada e que as zonas mais afetadas estão bem identificadas, tendo anunciado uma série de medidas excecionais para os cidadãos e estabelecimentos nesta região.

  • Proibidos ajuntamentos de mais de dez pessoas. O Governo repôs o limite máximo de dez pessoas em ajuntamentos na Grande Lisboa, no sentido de combater a realização de eventos e de festas ilegais.
  • Mais policiamento nas ruas. As autoridades policiais vão reforçar a presença na rua e não somente numa lógica pedagógica. Esse será o objetivo principal, mas haverá margem para “atuar em caso de necessidade”, nomeadamente aplicando coimas a quem não cumpra as regras.
  • Estabelecimentos comerciais da Grande Lisboa fecham às 20h00. O Governo decidiu reduzir o horário de funcionamento das lojas, cafés e outros estabelecimentos. Só vão poder estar abertos até às 20h00, exceto os restaurantes que sirvam refeições.
  • Proibida a venda de bebidas em áreas de serviço. É proibido a venda de bebidas alcoólicas nas áreas de serviço, como é o caso das gasolineiras. A compra de bebidas alcoólicas durante a noite em postos de combustíveis ganhou expressão na fase de reabertura, uma vez que estes estabelecimentos, geralmente, funcionam em horários mais alargados. Será também reforçada a proibição de consumo de bebidas na via pública, fora dos espaços licenciados.
  • Reforçada fiscalização da circulação nos shoppings. Será apertada a fiscalização à circulação de pessoas dentro dos centros comerciais, onde é obrigatório o uso de máscara de proteção facial.

O coronavírus está a ganhar terreno em 15 freguesias de cinco concelhos da área metropolitana de Lisboa, anunciou o Governo esta segunda-feira, sem especificar quais. O problema incide nos concelhos de Lisboa, Sintra, Odivelas, Loures e Amadora, sendo que estas zonas vão também permanecer em estado de calamidade após quinta-feira, dia em que o Conselho de Ministros reavaliará a situação pandémica para todo o território nacional.

O Governo justifica a decisão com a necessidade de evitar os eventuais prejuízos do levantamento de uma cerca sanitária, “isolando” efetivamente as pessoas destas localidades. O desrespeito de algumas normas poderá constituir crime de desobediência.

Segundo anunciou o primeiro-ministro, vão também ser adotadas medidas específicas de reforço da fiscalização de estaleiros de construção civil e do transporte de trabalhadores. Segundo António Costa, estas medidas têm em conta “a elevada prevalência de contaminação entre os trabalhadores” deste setor.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há novas medidas para combater o vírus na Grande Lisboa. Saiba o que muda hoje

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião