Lisboa segue Europa. Galp e BCP ganham quase 2%

As declarações de Donald Trump relativamente à fase 1 de acordo comercial com a China estão a animar os investidores, Em Lisboa, BCP e Galp ganham quase 2%.

A bolsa de Lisboa voltou aos ganhos, em linha com as restantes praças europeias. Apesar do receio quanto à evolução de novos casos na Europa e aos sinais de uma eventual segunda vaga, os investidores estão animados pela perspetiva de acordo comercial entre EUA e a China. Na praça nacional, a Galp Energia e o BCP brilham, a ganhar quase 2%.

Na Europa, o Stoxx 600 — que reúne as 600 maiores empresas do Velho Continente –, valoriza 0,7%, enquanto o francês CAC-40 ganha 0,6%, o britânico FTSE 100 soma 0,5% e o alemão DAX valoriza 0,8%, depois de o presidente dos Estados Unidos ter vindo corrigir um dos seus conselheiros, que disse que o acordo com a China estava “acabado”. Trump diz que está “totalmente intacto”

Em Lisboa, o PSI-20 segue a tendência positiva das restantes praças europeias, avançando 0,54%, para 4.437.860 pontos, com 15 das 18 cotadas em terreno positivo, uma inalterada e apenas duas em “terreno” negativo.

A Galp Energia destaca-se pela positiva na praça nacional. As ações da petrolífera portuguesa valorizam 1,86% para os 10,935 euros, apesar da ligeira descida dos preços do petróleo nos mercados internacionais. O Brent cai 0,12% para os 43,03 dólares, já o WTI, negociado em Nova Iorque, recua 0,15% para os 40,7 dólares.

Ainda no setor energético, a EDP Renováveis soma 1,03% para os 11,82 euros, já a “casa-mãe” avança 0,26% para os 4,194 euros, apesar das acusações que recaem sobre os CEO de ambas as cotadas no caso das rendas excessivas.

A defesa de António Mexia considerou “ilegais” as medidas de coação propostas pelo Ministério Público, sustentando que este pedido de agravamento das medidas de coação é relativo a factos que, afinal, não são novos — já são públicos desde 2018 e já tinham sido esclarecidos, defendendo que não há provas novas que sustentem a revisão.

A puxar pela bolsa está também o BCP. Os títulos do banco liderado por Miguel Maya somam 1,70% para os 11,38 cêntimos, numa sessão de ganhos também para os CTT, que ganham 1,67% para os 2,135 euros, bem como para a Nos, com a cotada das telecomunicação a avançar 0,62% para os 3,874 euros.

Em contraciclo, a Corticeira Amorim, a Sonae Capital e a Novabase travam ganhos mais expressivos, ao desvalorizarem 0,61%, 0,39% e 2,22%, respetivamente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa segue Europa. Galp e BCP ganham quase 2%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião