Auchan reforça compras a produtores nacionais. Aumenta 25% este ano

  • Lusa
  • 25 Junho 2020

Auchan comprou 6.251 toneladas de produtos a fornecedores locais no ano passado. Foi um aumento de 13% face a 2018, sendo que este ano regista-se um crescimento de 25%.

A Auchan comprou 6.251 toneladas de produtos a fornecedores locais no ano passado, um aumento de 13,2% face a 2018, disse à Lusa a diretora de produto da Auchan Retail Portugal, Filipa Rebelo Pinto.

“A Auchan é militante proativa do local, tudo o que é produção nacional e, especificamente o local, tem sido sempre a aposta da nossa marca. No ano passado fechámos com mais de 6.000 toneladas compradas à produção local e este ano já vamos com um crescimento de 25%”, adiantou Filipa Rebelo Pinto.

Já entre janeiro e abril deste ano, “foram compradas 2.400 toneladas”, mais 25,9% do que um ano antes, acrescentou a diretora de produto da cadeia de retalho Auchan em Portugal.

“Desde há 25 anos que estamos presentes em Portugal e esta tem sido uma batalha e uma conquista que todos os anos tem revelado os seus frutos”, não só em termos de sustentabilidade como reforço da relação “com os nossos parceiros”, apontou.

A Auchan tem um conceito de “produtor local no sentido mais restrito”, que é “50 quilómetros de produção dentro daquilo que é a zona de influência da loja”, explicou a responsável.

“Num sentido mais lato, consideramos também os produtores nacionais com sendo locais”, acrescentou Filipa Rebelo Pinto.

“Mais de 90% das nossas compras são feitas a nível nacional, o que é muito representativo daquilo que é a nossa faturação”, referiu.

A Auchan trabalha com “100 produtores locais, estamos a falar de 700 artigos dentro deste raio de 50 quilómetros”, adiantou a diretora de produto da cadeia de supermercados.

Questionada sobre que tipo de produtores locais, Filipa Rebelo Pinto apontou que é a “área de frutos e verduras”, sendo que a área de produtos frescos é a “mais relevante em termos de faturação”.

Desde “verduras a fruta, temos uma oferta representativa muitíssimo interessante e isso tem sido a nossa área mais desenvolvida”, embora haja também a padaria, pastelaria, talho e peixaria.

Sobre o destino dos produtos comprados a fornecedores locais — para consumo interno ou exportação –, a responsável disse que “essencialmente são para venda nacional, até porque o objetivo é a proximidade da produção”, privilegiando o consumo local.

Filipa Rebelo Pinto confirmou que a Auchan pretende reforçar parceiras, considerando “claramente estratégico”.

Relativamente aos vinhos e azeites, Filipa Rebelo Pinto referiu serem duas áreas de produção nacional que cadeia tem vindo a desenvolver, nomeadamente porque são dois produtos nacionais que o consumidor português prefere.

“Tem vindo a ser reforçado, temos vários grupos com quem trabalhamos”, incluindo associações cooperativas.

Também no caso do peixe, a Auchan tem vindo a comprar o produto “em diferentes lotas a nível local”

Sobre a capacidade de resposta dos fornecedores português, a responsável considerou que a “produção portuguesa, de uma forma geral, é suficiente, quer em termos de qualidade, quer em qualidade para aquilo que é o consumo em Portugal”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Auchan reforça compras a produtores nacionais. Aumenta 25% este ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião