PIB nos Estados Unidos cai 5% no 1.º trimestre do ano

  • Lusa
  • 25 Junho 2020

Taxa de crescimento da economia dos EUA contraiu-se 5% no 1º trimestre deste ano, a contração mais acentuada desde a quebra de 8,4% observada no 4º trimestre de 2008, devido à Grande Depressão.

A taxa de crescimento da economia dos Estados Unidos contraiu-se 5% no primeiro trimestre deste ano, devido aos efeitos negativos da pandemia de Covid-19, revelou esta sexta-feira o Departamento do Comércio norte-americano.

A queda de 5% no Produto Interno Bruto (PIB) registada no primeiro trimestre deste ano foi a contração mais acentuada desde a quebra de 8,4% observada no quarto trimestre de 2008, aquando da pior crise financeira desde a Grande Depressão, salientou aquele organismo federal.

Este indicador espelha apenas duas semanas em que a economia norte-americana esteve parada.

O Departamento do Comércio esclareceu que a queda registada no PIB, entre janeiro e março deste ano, correspondeu à estimativa feita por este organismo há um mês.

Os economistas citados pela Associated Press acreditam que o PIB recuou cerca de 30% no segundo trimestre do ano, a maior contração trimestral já registada, isto é, três vezes superior ao recorde de 10% registado no primeiro trimestre de 1958.

Os analistas, por sua vez, acreditam que a economia norte-americana recuperará na segunda metade do ano.

O painel de economistas que analisa e declara as recessões nos Estados Unidos anunciou em 08 de junho que o país tinha entrado em fevereiro em recessão, encerrando assim a maior expansão económica na história do país, com 128 meses de crescimento ininterrupto iniciado em junho de 2009.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PIB nos Estados Unidos cai 5% no 1.º trimestre do ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião