Entrevista a Tiago Félix da Costa, sócio da Morais Leitão. Edição de julho/agosto da Advocatus

  • ADVOCATUS
  • 6 Julho 2020

Para o sócio da Morais Leitão os tribunais estão 'na mesma' há anos e anos e diz que o processo penal não pode funcionar como “corretor social". Descubra isto e muito mais na edição de julho/agosto.

A Advocatus entrevistou o sócio responsável por uma das equipas de criminal, contraordenações e compliance e pela equipa de data protection da Morais Leitão, Tiago Félix da Costa, que sem rodeios fala da forma como as medidas de coação são aplicadas como ‘um castigo’.

O advogado considera que os tribunais estão “na mesma” há anos e anos, apelida de ‘criminoso’ existirem tantos crimes no nosso ordenamento jurídico e admite que gostaria muito de poder dialogar com juízes, procuradores e polícias. E faz o aviso: o processo penal não pode funcionar como “corretor social”.

Tiago Félix da Costa, Partner da Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados, em entrevista ao ECO/Advocatus - 09JUN20
Tiago Félix da Costa, sócio da Morais LeitãoHugo Amaral/ECO

O mercado de fusões entre firmas de advogados está em constantes mutações e é uma prática recorrente entre os principais players. A fusão da SRS com a AAA é a mais recente registada no mercado. A Advocatus foi conhecer os bastidores destas uniões na advocacia.

Face à pandemia Covid-19, o setor da advocacia tornou-se mais digital do que nunca. Mas será que a transição tecnológica veio para ficar? Ou será retomado o modo de trabalho pré-covid e à distância? A Advocatus foi saber a perspetiva da Caiado Guerreio, CMS Rui Pena & Arnaut, Garrigues, Linklaters e Miranda.

O negócio do mês da 118.ª edição é sobre a venda pelo Grupo José de Mello e a Arcus de 81,1% da concessionária a um consórcio formado por investidores estrangeiros. Nove sociedades de advogados estiveram envolvidas na operação. Entre estas, há cinco firmas portuguesas.

Joaquim Shearman de Macedo é o advogado do mês desta edição. Dez anos depois de ter saído da PLMJ, sociedade onde iniciou a sua carreira, o advogado retorna à firma de Luís Pais Antunes e Bruno Ferreira. O novo sócio do departamento de resolução de litígios da PLMJ esteve à conversa com a Advocatus e acredita ser “aliciante voltar a casa, mas sentis que este é um regresso ao futuro”.

Joaquim Shearman de Macedo, sócio da PLMJHugo Amaral/ECO

A Gama Glória comemora o seu sexto aniversário e André Júdice Glória, managing partner, fez um balanço da atividade da sociedade. À Advocatus, o advogado assegura que acredita que os próximos tempos vão ser difíceis devido à pandemia.Descubra todos os pormenores na rubrica “sociedade do mês”.

Todos os anos várias são as sociedades de advogados presenteadas com distinções e prémios em vários diretórios internacionais. A Advocatus foi conhecer os bastidores destas escolhas. Como acontecem e se são fruto de uma verdadeira avaliação.

A Advocatus de julho/agosto irá estar brevemente nas bancas. Assine a revista aqui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Entrevista a Tiago Félix da Costa, sócio da Morais Leitão. Edição de julho/agosto da Advocatus

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião