Lisboa segue ganhos da Europa com subida de 1% do BCP
Lisboa acompanha a tendência positiva das restantes praças europeias. PSI-20 regista ganhos ligeiros, com o BCP a valorizar mais de 1%.
Lisboa está no “verde”, animada pelo sentimento vivido nas praças europeias. Na praça nacional, os ganhos são ligeiros, mas os títulos do BCP são o grande destaque ao ganharem mais de 1%.
Depois das perdas em torno dos 1% registadas na sessão anterior, as bolsas europeias voltam os ganhos. O Stoxx 600 — que reúne as 600 maiores empresas do Velho Continente — valoriza 0,9%, enquanto o francês CAC-40 avança 0,8%, a par e passo com o britânico FTSE 100, já o espanhol Ibex-35 soma 1%. Em Lisboa, o PSI-20 avança com ganhos mais modestos, a subir 0,20%, para 4.459.870 pontos.
Entre os “pesos pesados” do PSI-20, o grande destaque da sessão são os títulos do BCP que ganham 1,21% para os 10,87 cêntimos por ação, num dia positivo também para a Galp Energia.
A petrolífera sobe 0,05% para 10,585 euros, acompanhando a recuperação, ainda que ligeira, das cotações do petróleo nos mercados internacionais. O preço do barril de Brent valoriza 0,44%, para os 43,09 dólares no mercado londrino. Já o WTI ganha 0,57%, para os 40,53 dólares, em Nova Iorque.
No grupo EDP o sentimento é misto, com as ações da elétrica a valorizarem 0,37% para os 4,360 euros, em contraciclo a subsidiária recua 0,74% para 13,5 euros. A elétrica liderada de forma interina por Miguel Stillwell d’Andrade corrige das quedas recentes provocadas pelo facto de a empresa ter sido constituída arguida na sequência da investigação às rendas excessivas. Além disso, anunciou que vai encerrar já em janeiro de 2021 a central de Sines, uma operação que custará 100 milhões de euros.
Nota positiva ainda para as ações ligadas ao setor da pasta e papel, com a Altri a avançar 0,55%, a Navigator a valorizar 0,64% e a Semapa a somar 0,12%.
A impedir ganhos mais expressivos do PSI-20 estão os títulos da Jerónimo Martins, bem como da Nos. A dona do Pingo Doce recua 0,45% para 15,220 euros, ao mesmo tempo que a empresa de telecomunicações desvaloriza 0,51% para 3,5 euros.
Fora do PSI-20, o Benfica segue inalterado. A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) levantou a suspensão da negociação das ações e das obrigações depois de a SAD ter comunicado ao mercado que Luís Filipe Vieira e Domingos Soares de Oliveira foram constituídos arguidos num processo do fisco.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Lisboa segue ganhos da Europa com subida de 1% do BCP
{{ noCommentsLabel }}