“Vejo um grande futuro à nossa frente”, diz Miguel Stilwell, CEO interino da EDP

Miguel Stilwell d'Andrade liderou primeira conferência com analistas após assumir funções interinas de CEO. Explicou o aumento de capital anunciado pela elétrica para comprar a espanhola Viesgo.

Miguel Stilwell d’Andrade substituiu António Mexia como CEO interino após o mandato do gestor ter sido judicialmente suspenso e, na primeira conferência com analistas à frente da elétrica, o novo líder garantiu estar comprometido com as metas de crescimento. “Vejo um grande futuro à nossa frente“, disse Stilwell na apresentação da compra da Viesgo em Espanha.

“Sabíamos que havia esta possibilidade, mas não sabíamos quando iria acontecer”, começou por dizer o CEO interino sobre a decisão do juiz Carlos Alexandre de validar a suspensão de funções de António Mexia, presidente da EDP, e João Manso Neto, presidente da EDP Renováveis, no âmbito do caso EDP, que tinha sido proposta pelo Ministério Público.

Apontou para a separação entre os conselhos executivo e não executivo e para a resposta da elétrico. “A empresa está bem preparada em termos de continuidade da atividade. A rapidez de mudança é prova da boa governance da EDP“, afirmou, garantindo que o plano estratégico até 2022, apresentado no ano passado, não está em risco. “Acreditamos e estamos empenhados nesta estratégia. Temos todas as condições de continuar a trabalhar”.

Miguel Stilwell era já o CFO da elétrica, mas apresentou esta quarta-feira o primeiro grande negócio da empresa desde que é CEO. A EDP vai comprar a empresa Viesgo em Espanha, ao fundo Mcquarie, que detém 100% do capital. O negócio está avaliado em 2,7 mil milhões de euros, incluindo dívida.

“Esta transação será um marco para a EDP em Espanha. Não só são ótimos ativos, como é uma transação bilateral única”, disse Miguel Stilwell sobre a parceria com o fundo, que vai duplicar a presença da EDP em Espanha. “Pessoalmente, sinto que é uma ótima transação para a empresa e para os acionistas“.

As várias fases do processo incluem a compra da totalidade do negócio de renováveis da Viesgo pela EDP Renováveis por 565 milhões de euros, bem como a fusão do negócio de redes e distribuição com o grupo. 25% do capital da empresa resultante será comprado pela Mcquarie.

Para financiar o negócio, a EDP vai lançar um aumento de capital de mil milhões de euros. “Será para preservar o nosso compromisso de desalavancagem. É um pacote conjunto e estamos muito confortáveis com ambos”, disse Stilwell, apontando para o efeito de “mitigação do impacto da aquisição em termos de métricas financeiras”.

Fonte: EDP

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Vejo um grande futuro à nossa frente”, diz Miguel Stilwell, CEO interino da EDP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião