Elon Musk desbloqueia prémio da Tesla avaliado em 2,1 mil milhões

O presidente executivo da Tesla desbloqueou a segunda tranche do pacote remuneratório acordado com o "board". Pode agora comprar 1,69 milhões de ações da empresa com um desconto de quase 78%.

O presidente executivo da Tesla desbloqueou a segunda tranche do pacote remuneratório que depende da valorização das ações da fabricante. Elon Musk pode agora exercer mais 1,69 milhões de opções de compra a um preço de 350,02 dólares cada, um desconto de quase 78% face ao preço atual das ações da empresa.

Significa que, se o gestor pudesse vender já estas ações, encaixaria uma mais-valia na ordem dos 2,1 mil milhões de dólares, segundo cálculos da Bloomberg (acesso condicionado). Não é o caso, uma vez que uma das condições do pacote é a impossibilidade de Elon Musk vender essas ações num prazo de, pelo menos, cinco anos.

O desbloqueio desta tranche de incentivos a Elon Musk está relacionada com o facto de a capitalização bolsista média da Tesla nos últimos seis meses ter ultrapassado os 150 mil milhões de dólares esta terça-feira. Nos últimos seis meses, os títulos da empresa valorizaram mais de 175%, escalando de 569,56 dólares até aos 1.568,36 dólares na cotação de fecho da sessão desta terça-feira.

Como recorda a agência, a primeira tranche do pacote remuneratório de Elon Musk foi desbloqueada em maio, depois de a capitalização bolsista média da Tesla nos últimos seis meses até então ter ultrapassado os 100 mil milhões de dólares. A Tesla está agora avaliada em 290,73 mil milhões de dólares, mais do dobro dos 110,74 mil milhões da Daimler, dona da Mercedes-Benz. E, apesar de ter entregado menos de 400 mil automóveis no total em 2019, vale mais do que a soma das capitalizações da Toyota, Volkswagen e Hyundai.

O pacote remuneratório de Elon Musk é considerado o maior alguma vez acordado entre um presidente executivo e respetivo conselho de administração. Inclui 20,3 milhões de opções de compra de ações divididas numa dúzia de tranches. Se todas as condições forem cumpridas, a fortuna de Elon Musk poderá engordar em mais de 50 mil milhões de dólares, segundo estimativas da própria empresa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Elon Musk desbloqueia prémio da Tesla avaliado em 2,1 mil milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião