Slack apresenta queixa à Comissão Europeia contra rival Microsoft Teams

O Slack acusou formalmente a Microsoft de violar as regras da concorrência ao comercializar a plataforma homóloga Teams em conjunto com o Office. Queixa foi apresentada à Comissão Europeia.

O Slack acusou a Microsoft de violar as regras da concorrência na União Europeia com a plataforma de comunicação homóloga Teams. A empresa já submeteu uma queixa formal à Comissão Europeia, de acordo com o The Wall Street Journal (acesso pago).

A plataforma considera que a Microsoft obriga os utilizadores do Office a instalarem o Teams e impede a remoção desta aplicação. Alega também que a tecnológica impossibilita algumas integrações do serviço com plataformas de empresas rivais.

A principal exigência do Slack é que Bruxelas force a Microsoft a comercializar o Teams como um serviço individual, ao invés de o integrar no Office. A concorrência direta entre as duas companhias acentuou-se com a pandemia, que obrigou milhões de empresas a adaptarem-se ao teletrabalho, optando, entre outras alternativas, pelo Slack ou pelo Teams.

O Office é um serviço popular da Microsoft, que inclui alguns programas amplamente usados a nível mundial, como é o caso do processador de texto Word, as folhas de cálculo Excel ou as apresentações PowerPoint. Estes programas existem há décadas e a queixa do Slack assemelha-se ao megaprocesso contra a Microsoft por alegadas práticas anticoncorrenciais durante os anos 1990, ainda no tempo em que Bill Gates liderava a companhia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Slack apresenta queixa à Comissão Europeia contra rival Microsoft Teams

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião