Rui Rio já indicou ao PSD deputados que votaram contra fim dos debates quinzenais

O presidente do PSD já comunicou formalmente ao Conselho de Jurisdição Nacional o nome dos sete deputados que quebraram a disciplina de voto sobre o fim dos debates quinzenais.

O presidente do PSD e líder da bancada parlamentar já comunicou ao Conselho de Jurisdição Nacional a quebra da disciplina de voto por sete deputados na votação do fim dos debates quinzenais. Estes, entre os quais se inclui a ex-líder da JSD Margarida Balseiro Lopes, podem agora enfrentar processos internos e arriscam sanções disciplinares internas.

“Não me compete, digamos, ao grupo parlamentar, comissão política, seja o que for, avançar com processos disciplinares. Compete ao Conselho de Jurisdição Nacional [do partido]. Compete ao grupo parlamentar comunicar formalmente a quebra da disciplina partidária de sete deputados. Já comuniquei”, afirmou Rui Rio aos jornalistas esta quarta-feira, em declarações transmitidas pela RTP 3.

Questionado sobre se defende sanções para os deputados que votaram contra o fim dos debates, em sentido contrário ao do PSD, Rui Rio acrescentou: “Claro que tenho uma opinião pessoal, mas não vou dar opinião em público”, destacou, considerando que, se o fizesse, seria estar a indicar ao órgão competente o que esteve deve fazer.

O fim dos debates quinzenais com o primeiro-ministro foi aprovado na semana passada na Assembleia da República, depois de a votação ter sido avocada a plenário pelo Bloco de Esquerda. A medida passou com uma maioria de deputados do PS e do PSD, mas não de forma consensual, tendo merecido o voto contra de 35 parlamentares destes dois partidos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rui Rio já indicou ao PSD deputados que votaram contra fim dos debates quinzenais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião