Donald Trump pede adiamento das eleições presidenciais nos EUA

  • ECO
  • 30 Julho 2020

O presidente dos EUA considera que, face às restrições impostas pela pandemia, "2020 terá as eleições mais inexatas e fraudulentas da história", defendendo assim o seu adiamento.

Donald Trump, candidato a um segundo mandato na Casa Branca, pediu esta quinta-feira o adiamento das eleições presidenciais nos EUA de novembro. O presidente da maior economia do mundo sustenta a defesa desse adiamento no risco de fraude nos votos enviados por correio.

A posição foi defendida esta quinta-feira no Twitter. “Com o voto universal a ser feito por correspondência, as eleições de 2020 vão ser as mais inexatas e fraudulentas da história“, começa por dizer Donald Trump, acrescentando que “vai ser um embaraço para os EUA”. “Atrasar a eleição até que as pessoas possam votar de maneira adequada, segura e protegida???”, remata em jeito de pergunta e desafio.

Este tweet é publicado numa altura em que o voto por correspondência mais alargado tem sido equacionado como uma hipótese para as próximas presidenciais dos EUA, minimizando os contactos presenciais e prevenindo contágios pelo novo coronavírus.

Esta sugestão surge também numa altura em que as sondagens que têm surgido nos EUA não são favoráveis à reeleição de Donald Trump para a presidência dos EUA.

Esta quinta-feira foram ainda divulgados dados que atestam o impacto negativo que a pandemia está a ter na maior economia do mundo. O PIB dos EUA caiu 32,9% no segundo trimestre, depois de uma queda de 5% nos três primeiros meses do ano, revelou o Gabinete de Análise Económica (BEA) norte-americano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Donald Trump pede adiamento das eleições presidenciais nos EUA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião