Vodafone é a operadora que tem “melhor desempenho” em 3G e 4G na Grande Lisboa

  • Lusa
  • 3 Agosto 2020

A Vodafone foi a operadora a registar o "melhor desempenho" em 3G e 4G na região da Área Metropolitana de Lisboa, de acordo com um estudo do regulador das comunicações.

A Vodafone foi o operador de telecomunicações com “melhor desempenho” nas tecnologias 3G e 4G, de acordo com um estudo de avaliação do serviço de comunicações móveis hoje divulgado pelo regulador Anacom.

A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) divulgou o seu terceiro estudo — depois das regiões do Alentejo e Norte — de avaliação de desempenho dos serviços móveis de voz e dados e da cobertura GSM (2G), UMTS (3G) e LTE (4G) disponibilizados pela Meo (Altice Portugal), NOS e Vodafone Portugal na Área Metropolitana de Lisboa. Esta área abrange 18 municípios e cerca de três mil quilómetros quadrados, ou seja, 3% da superfície do país, refere a Anacom.

“O estudo relativo à Área Metropolitana de Lisboa revela que a cobertura rádio dos operadores analisados apresentou bom desempenho global”, adianta.

No GSM (2G) “registaram-se os níveis de desempenho mais elevados, com diferenças pouco expressivas entre operadores, enquanto nas tecnologias UMTS (3G) e LTE (4G) se observaram desempenhos inferiores e as diferenças entre operadores foram mais significativas, destacando-se o melhor desempenho da Vodafone”, lê-se no comunicado da entidade reguladora setorial.

De acordo com o estudo, “o serviço de voz apresentou bom desempenho global, não se observando diferenças entre operadores no que toca às capacidades de estabelecimento e de retenção de chamadas”, sendo que “em relação à integridade da conversação e ao período médio necessário para estabelecer uma chamada, registaram-se diferenças entre operadores, embora pouco relevantes na perspetiva de utilizador”.

Nos serviços de dados, o desempenho global foi “bom”, adianta, “não se observando diferenças entre operadores no que toca às capacidades de estabelecimento e de retenção de sessões de dados, em todos os serviços analisados”.

Relativamente à transferência de ficheiros, “registaram-se bons ritmos médios de transferência de dados, no download e no upload, com algumas diferenças de desempenho entre os operadores”.

O serviço de navegação na internet “registou razoáveis durações médias de transferência de páginas web, de referência e pública, sendo pouco expressivas as diferenças entre operadores”. Já o serviço vídeo streaming do YouTube “registou bom desempenho global sem diferenças expressivas entre operadores”, refere o estudo.

“O trabalho de campo relativo a este terceiro estudo decorreu entre os dias 25 de maio e 06 e junho de 2020, tendo sido realizadas 972 chamadas de voz, 6.550 sessões de dados e 589.937 medições de sinal rádio, correspondendo a aproximadamente 324 chamadas de voz, 364 sessões de dados e 65.549 medições de sinal rádio, por indicador e operador”, adianta a Anacom. “Foram percorridos 285 quilómetros em testes”, acrescenta o regulador.

A Anacom prevê continuar ainda este ano os estudos relativos às restantes regiões de Portugal Continental, a que se seguirão os das regiões autónomas dos Açores e Madeira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vodafone é a operadora que tem “melhor desempenho” em 3G e 4G na Grande Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião