Nas notícias lá fora: BP, Brexit e EasyJet

  • ECO
  • 4 Agosto 2020

A BP decidiu cortar os dividendos, depois de registar perdas recorde. Em Espanha, verificou-se a primeira quebra nos pedidos de subsídio de desemprego desde fevereiro.

Pela primeira vez em dez anos, a BP decidiu cortar os dividendos, depois de registar perdas recorde no segundo trimestre do ano. Já a EasyJet, por outro lado, está a ter uma recuperação melhor do que o esperado, decidindo por isso aumentar a operação no verão. Pelo Reino Unido, o número de cidadãos que saíram do país para a União Europeia depois do referendo do Brexit aumentou em 30%. Veja estas e outras notícias que marcam a atualidade internacional.

Reuters

BP corta nos dividendos após perdas recorde no segundo trimestre

A BP decidiu cortar os dividendos pela primeira vez numa década após ter registado perdas recorde de 6,7 mil milhões de dólares no segundo trimestre, uma vez que a pandemia de coronavírus reduziu a procura por energia. As perdas líquidas, que saíram em linha com o esperado pelos analistas, são em grande parte devidas à decisão do da petrolífera de reduzir em 6,5 mil milhões o valor dos ativos de exploração de petróleo e gás depois de ter revisto fortemente em baixa as suas previsões. O ano passado a empresa sedeada em Londres tinha registado um lucro de 2,8 mil milhões de dólares e de 791 milhões nos primeiros três meses de 2020. O presidente executivo, Bernard Looney, que assumiu os comando da empresa em fevereiro, evitou o corte de dividendos no primeiro trimestre apesar do agravamento das condições de mercado.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre / conteúdo em inglês)

Expansión

Espanha regista primeira quebra nos pedidos de subsídio de desemprego desde fevereiro

Espanha registou em julho a sua primeira quebra nos pedidos de subsídio de desemprego desde fevereiro à medida que mais empresas começaram a reabrir portas após meses de confinamento imposto pela pandemia. O número de pessoas que se inscreveram nos centros de emprego caiu 2,33% em julho face ao mês anterior, ou seja, menos 89.849 pessoas, o que significa que esta foi a maior queda mensal em julho desde 1997, como sublinhou o Ministério do Trabalho. Ainda assim, continuam sem trabalho 3,77 milhões de pessoas em Espanha, o que significa que há mais 761.601 desempregados do que no mês homólogo.

Leia a notícia completa no Expansión (acesso livre/conteúdo em espanhol)

The Guardian

Número de cidadãos do Reino Unido que emigraram para a UE aumentou 30% desde referendo do Brexit

O número de cidadãos britânicos que emigram para outros países da União Europeia (UE) aumentou 30% desde o referendo do Brexit, sendo que metade tomou a decisão de sair nos primeiros três meses após a votação, revela uma análise com base em dados do Eurostat e da OCDE. O estudo também mostra um aumento de 500% naqueles que fizeram a mudança e depois assumiram a cidadania num Estado-membro da UE.

Leia a notícia completa no The Guardian (acesso livre/conteúdo em inglês)

Bloomberg

EasyJet expande programação de verão

A EasyJet está a ter uma recuperação mais forte do que o esperado na procura após o levantamento das restrições às viagens, levando a uma aceleração do aumento de voos. As aeronaves operaram com 84% dos assentos ocupados em julho, adiantou a companhia aérea low-cost. Com as reservas para o final do verão acima das previsões, a EasyJet vai operar 40% da capacidade no trimestre até setembro, acima dos 30% planeados.

Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso condicionado /conteúdo em inglês)

Travel Market

Abertura do hotel InterContinental em Luanda adiada para o final do ano

O primeiro hotel da cadeia InterContinental Hotels Group na capital angolana, Luanda, deverá abrir apenas no final deste ano. Num comunicado, o grupo hoteleiro britânico diz que a inauguração do Luanda Miramar, que será “o primeiro hotel de luxo de uma marca internacional” na cidade, está marcada para o último trimestre do ano. No portal do InterContinental Luanda Miramar na internet, apenas é possível, contudo, fazer reservas para estadias a partir de 01 de janeiro de 2021. De acordo com portais internacionais de recrutamento, o InterContinental Hotels Group já em junho passado estava à procura de pessoal para a gestão do hotel. A construção do edifício de 24 andares, cujo projeto previa um hotel com 377 quartos e um casino, esteve parada durante dois anos, só recomeçando em janeiro de 2018. Segundo o Relatório de Contas da Sonangol para 2019, a petrolífera estatal angolana já tinha investido 139,3 mil milhões de kwanzas (205 milhões de euros) no projeto.

Leia a notícia completa na Travel Market (acesso livre / conteúdo em inglês)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: BP, Brexit e EasyJet

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião