Máscara portuguesa que “mata” vírus da Covid-19 chega a Espanha

Após ter sido lançada em Portugal, a primeira máscara com capacidade para "matar" o novo coronavírus está a ser vendida nas cadeias de supermercados do grupo Eroski em Espanha.

Pouco tempo depois de começar a ser comercializada em Portugal, a primeira máscara têxtil e reutilizável com capacidade para inativar o novo coronavírus, uma inovação portuguesa, chega agora ao mercado espanhol.

Lançada no mercado nacional no final de abril e numa altura em que já é vendida em diversos espaços no país, incluindo nas lojas dos CTT, este equipamento de proteção individual está agora a ser comercializado também nas cadeias de supermercados espanholas do grupo Eroski. Cada unidade custa 9,95 euros, um preço ligeiramente inferior aos dez euros que custa em Portugal, noticiou o El Economista.

A máscara MOxAd-Tech superou com sucesso os testes realizados pelo Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes, o que levou o consórcio promotor a proclamar que esta é a primeira máscara com capacidade para “matar” o vírus que provoca a Covid-19. O grupo é composto pela fabricante Adalberto, a Mo (grupo Sonae Fashion), o próprio instituto molecular, o Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal e a Universidade do Minho, num projeto “de cooperação entre a comunidade empresarial, académica e científica”.

Depois de realizados testes, a conclusão do consórcio foi a de que esta máscara beneficia de um revestimento inovador que neutraliza o vírus SARS-CoV-2 quando este entra em contacto com o tecido, um efeito que se mantém após 50 lavagens.

Os promotores asseguram 99% de eficácia, sendo ainda que estas máscaras inovadoras têm um “tecido com tecnologia de secagem rápida”, propriedades antimicrobianas e agem “como um escudo contra vírus e bactérias”, informou uma nota de imprensa divulgada aquando do seu lançamento. Além disso, as MOxAd-Tech permitem uma utilização interrupta de quatro horas sem perda de eficácia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Máscara portuguesa que “mata” vírus da Covid-19 chega a Espanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião