Máscaras e desinfetante. Teletrabalho. Ação. O “novo normal” na revista Pessoas

  • Trabalho
  • 30 Julho 2020

Nova edição da revista Pessoas dá a conhecer as novas práticas empresariais que se tornaram rotina, da indústria à tecnologia. E publica entrevista com o secretário de Estado para a Transição Digital.

Capa da revista Pessoas #9, de julho/agosto de 2020.D.R.

De um dia para o outro, pararam as máquinas. Durante três semanas, a Vista Alegre não produziu uma única peça em nenhuma das três fábricas que a empresa tem em Portugal. O desafio de parar a produção foi olhado com preocupação mas, ao mesmo tempo, como uma oportunidade: uma espécie de “desconto de tempo” para pensar no que fazer depois.

“Numa primeira fase, quisemos tranquilizar as pessoas para se sentirem em segurança. Conseguimos um acordo generalizado de antecipação do período de férias, que normalmente tem lugar em agosto. Essa medida foi extremamente importante porque, além de manifestar compreensão por parte das pessoas em relação ao momento que estávamos a viver, deu-nos tempo para entender a pandemia”, começa por contar Nuno Marques, presidente do conselho de administração da Vista Alegre, em conversa com a Pessoas.

Da indústria à tecnologia, as empresas foram mudando processos, forçando adaptações e adotando ao “novo normal”. E o departamento de recursos humanos foi um dos mais desafiados nessa jornada.

Na 9.ª edição da revista Pessoas, fomos conversar com empresas industriais e tecnológicas para perceber de que maneira a pandemia lhes afetou o negócio mas, sobretudo, o seu dia-a-dia. Visitámos escritórios pouco ocupados, desinfetámos as mãos dezenas de vezes e descobrimos de que forma até as fábricas mais tradicionais se reinventaram para continuarem a produzir reduzindo o risco de contágio. A nova edição inclui ainda um especial sobre “Teletrabalho para sempre” e uma entrevista a André de Aragão Azevedo, secretário de Estado para a Transição Digital, sobre as novas formas de trabalhar.

A capa da Pessoas n.º9, já nas bancas.D.R.

A nova revista Pessoas já está nas bancas. Pode comprá-la no seu quiosque habitual ou assiná-la aqui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Máscaras e desinfetante. Teletrabalho. Ação. O “novo normal” na revista Pessoas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião