TAP já prepara conversão em capital do empréstimo de 1,2 mil milhões

  • ECO
  • 6 Agosto 2020

TAP agendou para 3 de setembro uma assembleia-geral extraordinária para deliberar sobre o aumento de capital condicionado.

A TAP agendou para 3 de setembro uma assembleia-geral extraordinária, com um ponto único na ordem de trabalhos: “deliberar sobre o aumento de capital condicionado da sociedade em espécie de 15 milhões de euros até 1,2 mil milhões, realizado por uma ou mais entradas em espécie da República Portuguesa ou de entidade por esta indicada”, avança o Jornal de Negócios (acesso pago). Está assim em preparação a conversão em capital do empréstimo concedido pelo Estado de até 1,2 mil milhões de euros.

A possibilidade já foi admitida pelo ministro das Finanças e tudo aponta para que assim seja. João Leão, no Parlamento, em junho recordou que após o auxílio de emergência “num caso extremo, pode chegar a 1200 milhões de euros”, “segue-se um programa de reestruturação em que a TAP tentará encontrar novo capital”. “Nesse quadro do programa de reestruturação, pode estar em equação a conversão de parte do empréstimo do Estado em capital“, disse o novo responsável pela pasta das Finanças.

Quando essa conversão acontecer, seja da totalidade dos créditos ou apenas de parte, o Estado poderá aumentar a sua participação na companhia, desde que Humberto Pedrosa, que detém 22,5% do capital, e os trabalhadores, que têm outros 5%, não acompanhem o reforço.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

TAP já prepara conversão em capital do empréstimo de 1,2 mil milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião