Há mais 290 infetados, um máximo de 24 de julho. Morreram mais três pessoas com Covid-19

Nas últimas 24 horas foram identificados 290 novos casos do novo coronavírus em Portugal., um máximo de 24 de julho. O número total de pessoas infetadas sobe para 52.351.

A Direção-Geral de Saúde (DGS) identificou 290 novos casos de infeção por Covid-19, elevando para 52.351 o número total de infetados desde o início da pandemia. Trata-se de uma subida de 0,56% face ao dia anterior. Nas últimas 24 horas morreram mais três pessoas vítimas da doença, de acordo com a última atualização das autoridades de saúde.

Este é o registo mais elevado de novas infeções a nível nacional desde 24 de julho — quando tinham sido identificados 313 novos casos –, ou seja, em cerca duas semanas. No seguimento do que se tem vindo a observar desde meados de maio, a maioria das novas infeções foi registada na região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT).

Foram ainda identificados 208 novos casos nesta região, o que representa 71,72% do total. Esta é também a maior percentagem desde 14 de julho, quando a região registou 61,37% de novos casos. Esta é também a maior percentagem desde 24 de julho, quando a região registou 80,83% de novos casos.

Lisboa é, assim, a região com mais casos registados até ao momento (26.928 casos de infeção e 611 mortes), à frente do Norte (18.952 casos e 831 mortes), do Centro (4.508 casos e 252 mortes), do Algarve (911 casos e 15 mortes) e do Alentejo (661 casos e 21 mortes, uma descida de um caso face ao dia anterior que a DGS justifica com a “correção da série histórica e da real atribuição dos mesmos a outras regiões de saúde)”. Nas regiões autónomas, os Açores registam 170 casos e 15 mortos, enquanto a Madeira tem 121 pessoas infetadas.

Boletim epidemiológico de 7 de agosto:

Quanto à caracterização clínica, a maioria dos infetados está a recuperar em casa, sendo que 356 estão internados (menos 13 face ao dia anterior), dos quais 36 em unidades de cuidados intensivos (menos seis). Há 1.425 pessoas a aguardar resultados laboratoriais, enquanto mais de 37 mil pessoas estão sob vigilância das autoridades de saúde.

Desde que a pandemia chegou a Portugal, a 2 de março, morreram 1.746 pessoas vítimas da doença, mais três nas últimas 24 horas, sendo que todos os novos óbitos foram decretados na região de Lisboa e Vale do Tejo. Quanto ao número de pessoas dadas como recuperadas, são agora 38.087, ou seja, mais 247 pessoas do que ontem.

Portugal é o sexto país da UE que faz mais testes à Covid-19, garante secretário de Estado

Na conferência de imprensa desta sexta-feira, o secretária de Estado da Saúde voltou a fazer uma atualização quanto ao número de testes a Covid-19, salientando que Portugal é o “sexto país da União Europeia” que mais testes de despiste realizou por milhão de habitantes.

“Portugal já fez desde o dia 1 de março mais de 1.700.000 testes diagnósticos à Covid-19. Em agosto, a média de testes por dia é superior a 13 mil, o que faz com que sejamos o sexto pais da União europeia com mais testes por milhão de habitantes“, disse António Lacerda Sales, em declarações transmitidas pelas televisões.

Além disso, o secretário de Estado da Saúde aproveitou para sublinhar o reforço de recursos humanos realizado no Serviço Nacional de Saúde (SNS) para fazer face à pandemia, adiantando que já foram contratados “cerca de 4.300 profissionais de saúde, dos quais mais de 1.800 assistentes operacionais, mais de 1.300 enfermeiros, cerca de 170 médicos, entre outros”, referiu.

Questionado sobre uma eventual estabilização de novos casos na região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT), o sub-diretor da DGS afirma que “estamos há cinco semanas a reduzir as medidas em Lisboa e Vale do Tejo”, mas reitera que é preciso continuar a olhar para os números “como uma enorme preocupação, como um desafio, sendo que a análise “tem de ser feita caso a caso”.

(Notícia atualizada pela última vez às 15h49)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há mais 290 infetados, um máximo de 24 de julho. Morreram mais três pessoas com Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião