Quais são os setores onde se ganha mais em Portugal?

Existe uma discrepância entre os salários nos vários setores de atividade, sendo que entre o ordenado médio mensal mais alto e o mais baixo há uma diferença de 2.313 euros.

Sabe quais são as profissões mais bem remuneradas em Portugal? Aqueles que trabalham na área da eletricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio são aquelas que ganham mais, tendo um ordenado bruto médio mensal de 3.074 euros. No extremo oposto encontram-se os portugueses no setor do alojamento, restauração e similares, cuja remuneração média se situa nos 761 euros.

Feitas as contas, a remuneração bruta mensal média dos trabalhadores portugueses, que inclui os subsídios de férias e de Natal e outras componentes salariais, foi de 1.326 euros, no trimestre terminado em junho de 2020, mostram os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta quinta-feira. Mas a discrepância entre os setores de atividade é grande, sendo que entre o ordenado médio mais alto e o mais baixo há uma diferença de 2.313 euros.

Para além da área dos trabalhadores mais bem pagos, há apenas três outros setores em Portugal em que a remuneração média mensal dos funcionários é superior a 2 mil euros: informação e comunicação (2.041 euros), educação (2.181 euros) e atividades financeiras e de seguros (2.440 euros).

Remuneração bruta mensal média por trabalhador em junho de 2020

Por outro lado, também são apenas quatro os setores que recebem, em média, menos de mil euros por mês. É o caso do alojamento, restauração e similares (761 euros), setor onde os salários são mais baixos, bem como da agricultura, produção animal, caça, floresta e pesca, onde a remuneração bruta média é de 818 euros.

Para além destes, também as profissões ligadas à construção e às atividades administrativas e dos serviços de apoio se encontram entre as que têm menores salários, 928 euros e 892 euros, respetivamente, de acordo com os dados mais recentes do INE.

Remuneração bruta mensal média por trabalhador em junho de 2020

De salientar que estes dados dizem respeito aos postos de trabalho correspondentes a beneficiários da Segurança Social e a subscritores da Caixa Geral de Aposentações e são referentes ao trimestre terminado em junho, altura em que várias empresas aderiram ao regime do lay-off simplificado, que teve assim influência no valor dos ordenados dos portugueses, já que passavam a receber, no mínimo, dois terços da retribuição normal ilíquida.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quais são os setores onde se ganha mais em Portugal?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião