Tensões entre EUA e China atiram Wall Street para o vermelho. Investidores ainda à espera de novos estímulos

Os mercados norte-americanos abriram a última sessão da semana abaixo da linha de água, com as tensões entre os Estados Unidos e a China a pesar. Falta de novos estímulos também pressiona Wall Street.

A economia norte-americana conseguiu criar, em julho, mais empregos do que se estava à espera, mas os números divulgados esta sexta-feira sinalizam um abrandamento acentuado do crescimento dos postos de trabalho. Em reação, Wall Street arrancou a última sessão da semana em “terreno” negativo, pressionado também pela crescente tensão entre Washington e Pequim em torno do TikTok.

O índice de referência nos mercados norte-americanos, o S&P 500, desvaloriza 0,35% para 3.337,31 pontos. Também no vermelho, o tecnológico Nasdaq recua 0,37% para 11.067,30 pontos e o industrial Dow Jones cai 0,36% para 27.287,33 pontos.

O Departamento do Trabalho dos Estados Unidos anunciou, esta sexta-feira, que a maior economia mundial criou 1,76 milhões de empregos em julho, superando as expectativas do mercado. Esse número compara, contudo, com os 4.791 milhões de postos de trabalho criados em junho, ou seja, julho ultrapassou as estimativas, mas verificou um abrandamento significativo. Tal desaceleração aconteceu numa altura em que o número de novas infeções por Covid-19 voltou a aumentar, nos Estados Unidos.

Os investidores estão ainda preocupados por causa das crescentes tensões entre Pequim e Washington. Na quinta-feira, o Presidente norte-americano assinou uma ordem executiva no sentido de banir todas as transações com a ByteDance, dona da rede social TikTok, cuja operação nos Estados Unidos tem ser vendida até 15 de setembro ou terá de encerrar. Em reação, o TikTok ameaçou levar os EUA a tribunal, se a ordem viera mesmo a produzir efeitos. Donald Trump assinou ainda uma ordem semelhante no que diz respeito às transações com a WeChat, aplicação de mensagens desenvolvida na China.

Face a estes desenvolvimentos, as empresas chinesas cotadas em Wall Street estão a registar perdas. Os títulos da Baidu Inc recuam 2,36% para 122,62 dólares, os do Alibaba Group 3,96% para 255,16 dólares e os do JD.com Inc 3,33% para 62,75 dólares. Também as ações da Microsoft estão a recuar — 0,89% para 214,42 dólares — uma vez que esta gigante está em negociações para adquirir a filial norte-americana do TikTok.

Os mercados norte-americanos estão também a ser pressionados pela ausência de um acordo no Congresso dos Estados em torno dos novos estímulos à economia. Alguns dos responsáveis tinham apontado esta sexta-feira como prazo limite para conseguir um “sim” a esse pacote ou a discussão seria dada por perdida.

Na sessão desta sexta-feira, destaque ainda para os títulos da Biogen Inc, que valorizam 10,38% para 306,48 dólares, e lideram os ganhos entre as cotadas do S&P 500.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tensões entre EUA e China atiram Wall Street para o vermelho. Investidores ainda à espera de novos estímulos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião