Warren Buffett entra na corrida ao ouro e investe 565 milhões na Barrick Gold

A Berkshire Hathaway, liderada pelo "Oráculo de Omaha", revelou uma posição de 565 milhões de dólares no segundo maior grupo de exploração de ouro do mundo, a Barrick Gold.

O ouro nunca valeu tanto. A corrida pelo metal precioso tem atirado, nas últimas semanas, o valor da onça para máximos históricos acima de 2.000 dólares, à medida que os investidores procuram refúgio da incerteza que as ações e outros ativos não conferem. Desta vez, nem o lendário investidor Warren Buffett quis ficar de fora.

A Berkshire Hathaway, do magnata norte-americano também conhecido por “Oráculo de Omaha”, revelou uma posição de 565 milhões de dólares na Barrick Gold, o segundo maior grupo de exploração mineira de ouro do mundo, tornando-a na 11.ª maior acionista da companhia. A notícia foi avançada pelo The Wall Street Journal (acesso pago).

Segundo o jornal, a notícia causa surpresa tendo em conta que Buffett revelou no passado não gostar de investir em ouro, uma vez que, ao contrário dos dividendos das ações ou dos juros das obrigações, o ouro não gera qualquer rendimento passivo. Além disso, Buffett é conhecido por defender o investimento em ativos com valor e a preços baixos, enquanto o ouro e ativos do género têm estado em forte alta nos mercados internacionais.

Investir em empresas de exploração de ouro é considerada uma das formas de investir na subida do ouro, para além da compra dos lingotes físicos. Outras formas de investir neste ativo é a compra de ETF, que são fundos de investimento que transacionam em bolsa como se fossem ações.

Perante a notícia, as ações da Barrick Gold estão em forte alta. Os títulos disparam mais de 11%, para 29,99 dólares. Concretamente em relação ao ouro, o metal precioso corrigiu ligeiramente os ganhos das últimas semanas e está a cotar em torno dos 1.990 dólares a onça.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Warren Buffett entra na corrida ao ouro e investe 565 milhões na Barrick Gold

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião