Fenómenos meteorológicos extremos prejudicam vinha e fruta. Campanha da pêra é das piores em 20 anos

As previsões do INE apontam para uma campanha pouco produtiva nas fruteiras, com quebras que rondam os 20% e 30%.

A produtividade nos frutos frescos e na vinha deverá cair, influenciada nomeadamente por fenómenos meteorológicos extremos como granizo ou temperaturas muito elevadas, mostram as previsões agrícolas divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta quarta-feira. A campanha da pêra será das menos produtivas dos últimos 20 anos.

O “decréscimo dos rendimentos unitários, face à última campanha, resulta da conjugação duma série de situações adversas, nomeadamente abrolhamentos heterogéneos, floração irregular e fenómenos meteorológicos extremos”, nota o INE. As previsões apontam para reduções de 35% na pêra, 30% no pêssego e 20% na maçã. Para o pêssego prevê-se uma queda de 30% no rendimento, depois de ter sido fortemente afetado por um temporal de granizo de final de maio.

Já quanto à vindima de 2020, o rendimento deverá cair cerca de 5%. Enquanto por um lado se projeta uma menor produtividade, com quebras entre 20% e 30% no interior Norte e Centro, regiões prejudicadas pelas condições meteorológicas, prevê-se a manutenção ou ligeiros aumentos nas restantes regiões.

A colheita do tomate e do arroz também deverá diminuir. Também quanto aos cereais de outono/inverno, cuja colheita ainda decorre em alguns locais, a produção “deverá ficar abaixo das 200 mil toneladas pelo segundo ano consecutivo”, sinaliza o INE. A produção média caiu cerca de quatro ou cinco anos após a implementação do desligamento das ajudas às culturas arvenses, introduzido pela reforma da Política Agrícola Comum de 2003, nota o gabinete de estatísticas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fenómenos meteorológicos extremos prejudicam vinha e fruta. Campanha da pêra é das piores em 20 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião