Produção automóvel cai pelo sétimo mês consecutivo. Queda foi de 24% em julho

A pandemia de coronavírus teve um forte impacto no setor automóvel. Nos sete meses do ano registou-se um decréscimo de 34,7% em comparação com o ano anterior.

Foram produzidos 20.659 veículos automóveis ligeiros e pesados em julho em Portugal, o que representa uma queda de 24,4% em relação ao período homólogo. A queda na produção automóvel já se regista pelo sétimo mês consecutivo, de acordo com dados da Associação do Comércio Automóvel De Portugal (ACAP).

A pandemia de coronavírus teve um forte impacto no setor, tendo em conta que em termos acumulados, nos sete meses do ano, registou-se um decréscimo de 34,7% em comparação com o período homólogo, correspondendo a 138.009 unidades fabricadas este ano.

“A informação estatística relativa aos sete meses deste ano confirma a importância que as exportações representam para o setor automóvel já que 97,% dos veículos fabricados em Portugal têm como destino o mercado externo, o que, sublinhe-se, contribui de forma significativa para a balança comercial portuguesa”, sublinha a Associação Do Comércio Automóvel De Portugal, em comunicado.

A Europa continuou a ser o mercado líder nas exportações dos veículos fabricados em território nacional, com 95,6% da produção a ser enviada para outros países. A Alemanha (22,1%), França (16,9%), Itália e Espanha (11,5%) e Reino Unido (8,2%) no topo do ranking.

Produção automóvel em Portugal em junho

Relativamente à montagem de veículos automóveis em Portugal, em julho deste ano foram montados 64 veículos pesados, tendo representado um decréscimo de 74,2% face a igual mês do ano de 2019. De janeiro a julho de 2020, a montagem de veículos pesados apresentou uma queda de 77,2% face igual período do ano anterior, representando 489 veículos montados em 2020.

De janeiro a julho deste ano foram exportados 87,7% dos veículos montados em Portugal, representando 429 unidades. Os Estados Unidos da América (EUA) são o maior destino destas exportações uma vez que recebem 61,3% das exportações.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Produção automóvel cai pelo sétimo mês consecutivo. Queda foi de 24% em julho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião