Produção automóvel recupera, mas mantém quebra de 20%

A pandemia de coronavírus teve um forte impacto no setor e, consequentemente, para a economia portuguesa. Em termos acumulados, nos primeiros seis meses do ano registou-se um decréscimo de 36,2%.

Foram produzidos 22.943 veículos automóveis ligeiros e pesados em junho, em Portugal, o que representa uma queda de 20% em relação ao período homólogo. Apesar da quebra homóloga existe um recuperação face a maio deste ano, uma vez que foram produzidos apenas 15.965 veículos automóveis em Portugal, de acordo com dados da Associação Do Comércio Automóvel De Portugal (Acap).

A pandemia de coronavírus teve um forte impacto no setor e, consequentemente, para a economia portuguesa. Em termos acumulados, nos primeiros seis meses do ano registou-se um decréscimo de 36,2% em comparação com o período homólogo, correspondendo a 117.350 unidades fabricadas este ano.

“A informação estatística relativa ao primeiro semestre de 2020 confirma a importância que as exportações representam para o setor automóvel já que 98% dos veículos fabricados em Portugal têm como destino o mercado externo, o que, sublinhe-se, contribui de forma significativa para a balança comercial portuguesa”, sublinha a associação, em comunicado.

A Europa continuou a ser, no primeiro semestre deste ano, o mercado líder nas exportações dos veículos fabricados em território nacional, com 96,7% a ser enviado para outros países. A Alemanha (22,7%), França (16,2%), Itália (12,6%), Espanha (11,7%) e Reino Unido (8,7%) estão no topo do ranking.

Produção automóvel em Portugal

Relativamente à montagem de veículos automóveis em Portugal, em junho deste ano foram montados 110 veículos pesados, um decréscimo de 28,6% face a igual mês do ano de 2019, mas um recuperação face a maio deste ano, onde foram montados apenas 12 veículos pesados.

Nos primeiros seis meses do ano, a montagem de veículos pesados apresentou uma queda de 77,6% face a igual período do ano anterior, representando 425 veículos montados em 2020.

Em junho de 2020 voltaram a ser exportados veículos pesados montados em Portugal, mais especificamente 91,8% dos veículos montados, num total de 101 unidades.

(Notícia atualizada às 16h21 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Produção automóvel recupera, mas mantém quebra de 20%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião