Leilão português de energia solar alcançou preço mais baixo de sempre a nível mundial

  • ECO
  • 24 Agosto 2020

Dados avançados pelo Expresso indicam que o preço tocou um mínimo histórico mundial abaixo dos cinco euros por MWh. O leilão decorre esta segunda e terça-feira.

O leilão de energia solar que está a decorrer em Portugal esta segunda e terça-feira já alcançou os preços mais baixos de sempre a nível mundial, segundo apurou o Expresso (acesso livre) junto de uma fonte que está a participar no leilão. Estão em cima da mesa 700 megawatts para novas centrais solares.

No primeiro dia de leilão, um dos lotes tocou 4,54 euros por megawatt hora (MWh), de acordo com o semanário. Até aqui, o valor mais baixo registado por energia solar era de 13,5 dólares por MWh (equivalente a cerca de 11,44 euros por MWh) registado em abril em Abu Dhabi. Já em Portugal, o valor mais baixo tinha sido de 14,76 euros por MWh em julho de 2019.

A quebra deverá estar relacionada com a forte procura por parte de promotores de projetos de energia renovável, mas levanta dúvidas sobre a rentabilidade dos mesmos, escreve ainda o Expresso. O preço da eletricidade em Portugal no mercado grossista ronda os 40 euros por MWh, enquanto no retalho as famílias pagam pela eletricidade cerca de 150 euros por MWh.

(Notícia atualizada às 19h30)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Leilão português de energia solar alcançou preço mais baixo de sempre a nível mundial

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião