American Airlines vai despedir 19 mil pessoas em outubro se não tiver mais apoios

CEO da companhia área anunciou que vai reduzir 19 mil postos de trabalho quando a ajuda do Estado terminar.

A American Airlines anunciou que vai despedir 19 mil colaboradores em outubro, numa altura m que estão a chegar ao fim as ajudas do Estado à companhia área, anunciou esta terça-feira a empresa.

“Viemos até si muitas vezes durante a pandemia, muitas vezes com atualizações sóbrias sobre um mundo que nenhum de nós poderia imaginar. Hoje é a mensagem mais difícil que tivemos de partilhar até agora: o anúncio de reduções involuntárias do pessoal efetivo no dia 1 de outubro“, escreveu o CEO da American Airlines, Doug Parker, e o presidente, Robert Isom, numa nota, a que a CNBC (acesso livre) teve acesso.

Mais de 12.500 pessoas optaram por deixar a companhia área permanentemente, enquanto 11 mil colaboradores estarão de licença até outubro, disseram os executivos. Os sindicatos e as companhias aéreas pediram mais 25 mil milhões de dólares (21 mil milhões de euros) para preservar os postos de trabalho até março do próximo ano. A proposta ganhou apoio bipartidário, mas até agora o congresso não conseguiu alcançar outro pacote nacional de ajuda para fazer face aos prejuízos provocados pelo pandemia do novo coronavírus.

“O único problema com a legislação é que quando foi promulgada em março, partiu-se do princípio de que até 30 de setembro, o vírus estaria sob controlo e a procura de viagens aéreas teria regressado. Não é obviamente esse o caso”, disseram os executivos na mesma nota. Acrescentam ainda que está continuação poderia ser uma forma de salvar postos de trabalho. “A prorrogação da ajuda federal oferece a possibilidade de evitar estas reduções involuntárias a 1 de outubro”, afirmaram os gestores.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

American Airlines vai despedir 19 mil pessoas em outubro se não tiver mais apoios

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião