Nas notícias lá fora: Lobby das vacinas, Santander e Facebook

Farmacêuticas exigem proteção legal da UE caso as vacinas contra a Covid-19 corram mal, enquanto França revela data para apresentar os detalhes do plano de recuperação económica.

As farmacêuticas estão a pressionar a União Europeia para ficarem isentas de ações judiciais caso as vacinas contra a Covid-19 corram mal. Em França, o plano de recuperação já tem data para ser revelado, enquanto em Espanha o Santander decidiu rever a estratégia praticada durante anos na venda de imóveis que tem no balanço, aumentando as restrições na concessão de crédito. O Facebook continua a apostar no comércio online e tem novidades.

El Economista

Santander trava crédito. Já não dá 100% nas casas que tem no balanço

Durante anos, os bancos apresentaram condições especiais de financiamento para se desfazerem dos imóveis que tinham em balanço por incumprimento dos clientes. Agora, o Santander decidiu rever a estratégia. Perante a crise provocada pela pandemia, o banco espanhol aumentou as restrições na concessão de crédito, deixando de emprestar 100% do valor destes imóveis. Passou a limitar a 90% do valor de venda o montante que admite emprestar aos clientes interessados.

Leia a notícia completa no El Economista (acesso livre, conteúdo em espanhol).

Reuters

Plano de recuperação económica francês chega dia 3

O Governo francês já tem data para a apresentação dos plano de recuperação da economia, num contexto de crise provocada pela pandemia. Jean Castex, o primeiro-ministro francês, irá revelar os detalhes do programa de 100 mil milhões de euros a 3 de setembro, tendo adiantando que serão destinados dois mil milhões para apoiar as artes e a cultura.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês)

Financial Times

Farmacêuticas exigem proteção legal da UE caso as vacinas contra a Covid-19 corram mal

O lobby de vacinas da indústria farmacêutica está a pressionar a União Europeia (UE) para ficar isenta de ações judiciais caso se verifiquem problemas com qualquer uma das novas vacinas que está a ser desenvolvida contra a Covid-19. As vacinas podem levar anos a serem desenvolvidas, mas a urgência da descoberta da vacina contra a Covid-19 fez acelerar todo o processo, pelo que há várias que estão já na Fase III, a última etapa antes de chegarem aos reguladores para aprovação. “A velocidade e a escala do desenvolvimento e dos resultados significa que é impossível gerar o mesmo volume de provas subjacente que normalmente seriam disponibilizadas através de extensivos testes clínicos e de cuidados de saúde com experiência acumulada”, refere um memorando distribuído aos membros pela Vaccines Europe, uma divisão da Federação Europeia das Associações e Indústrias Farmacêuticas.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

The Verge

Youtube removeu mais vídeos do que nunca no último trimestre

No segundo trimestre deste ano, o Youtube removeu mais vídeos do que nunca. Segundo o relatório Community Guidelines Enforcement, divulgado pela empresa, a rede social retirou 11,4 milhões de vídeos entre abril e março. Em comparação, no mesmo período do ano passado tinha removido pouco menos de nove milhões. “Ao contar com a capacidade de revisão humana muito reduzida devido à Covid-19, fomos forçados a fazer uma escolha entre a aplicação insuficiente ou excessiva”, justifica a empresa.

Leia a notícia completa no The Verge (acesso livre, conteúdo em inglês).

TechCrunch

Facebook vira-se para o comércio online. Instagram tem Checkout

O Facebook está apostar forte no comércio online. A rede social criada por Mark Zuckerberg lançou uma série de atualizações tanto para o Facebook como para o Instagram para dotar ambas as redes de novas funcionalidades com esse fim. Introduziu uma secção dedicada às compras no Facebook, enquanto o Instagram passará a incluir funcionalidades como o Checkout e o Live Shopping, para já apenas nos EUA.

Leia a notícia completa no TechCrunch (acesso livre, conteúdo em inglês)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Lobby das vacinas, Santander e Facebook

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião