OCDE: PIB regista “queda sem precedentes” no segundo trimestre

O PIB dos países da OCDE registou uma "queda sem precedentes" ao contrair 9,8% no segundo trimestre deste ano devido à crise pandémica.

As economias dos países que pertencem à Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE) contraíram 9,8%, em termos homólogos, no segundo trimestre deste ano, segundo os dados divulgados esta quarta-feira. Esta é uma “queda sem precedentes”, assinala a organização liderada por Angel Gurría (na foto), assegurando que é a maior contração do PIB da OCDE alguma vez registada.

É preciso recuar até ao primeiro trimestre de 2009, no pico da crise financeira mundial, para encontrar a segunda maior quebra do PIB da OCDE: foi uma contração de 2,3%, em termos homólogos, bem longe da contração de 9,8% que a pandemia provocou na sequência das medidas de contenção da propagação do vírus que foram implementadas na maioria dos países.

“Entre as sete maiores economias do mundo, o PIB caiu de forma mais dramática no Reino Unido (-20,4%)”, destaca a OCDE, acrescentando que, em França, onde as medidas de confinamento foram das mais restritivas, o PIB caiu 13,8%, em termos homólogos, no segundo trimestre. No primeiro trimestre, o PIB francês tinha caído 5,9%.

Fonte: OCDE.

Por outro lado, no Japão, onde as medidas de confinamento foram menos restritivas, o PIB contraiu 7,8% no segundo trimestre deste ano, o que compara com a queda ligeira de 0,6% no primeiro trimestre.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

OCDE: PIB regista “queda sem precedentes” no segundo trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião