Há mais 320 infetados com Covid-19. Morreu uma pessoa

Há mais 320 infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas. Morreu mais uma pessoa com Covid-19, de acordo com a DGS.

Nas últimas 24 horas foram identificados 320 novos casos de Covid-19, elevando o total para 57.768 desde que o novo coronavírus chegou a Portugal, há quase seis meses. De acordo com os dados da Direção-Geral de Saúde (DGS), o número de vítimas mortais subiu para 1.819, após ter sido contabilizada mais uma morte.

Depois de três dias em que o número de novos casos esteve sempre em torno dos 400, no balanço feito este domingo, 30 de agosto, a DGS revela um número um pouco inferior, ainda assim acima da fasquia dos 300. O Norte voltou a apresentar o maior número de novos casos, contabilizando mais de metade do país: 162. Foi, aliás, na região Norte que se registou a única morte nestas últimas 24 horas.

Enquanto o Norte liderou o aumento de casos de Covid-19, Lisboa apresentou um total de 121 novas infeções, enquanto o Algarve, que no anterior balanço tinha apresentado um crescimento mais expressivo, ficou-se pelos seis novos casos, isto numa altura em que volta a ser aventada a possibilidade de o corredor aéreo britânico ser revisto. O turismo britânico tem grande peso nas receitas da região.

A maioria dos infetados está em casa, mas os dados da DGS voltam a dar conta de um forte aumento de pessoas internadas nos hospitais: depois da quebra de 10 internamentos no anterior balanço, nas últimas 24 horas 17 pessoas ficaram hospitalizadas por causa do vírus, elevando o total para 341. Também o aumentou para 41, de 40, o número de pessoas cuja situação clínica exige maiores cuidados. Estão nos cuidados intensivos.

Houve, por outro lado, 119 pessoas dadas como recuperadas, elevando o total para 41.885. Portugal conta, assim, com 14.064 casos de Covid-19 ativos, um aumento de 200 face ao anterior balanço.

Estes dados surgem numa altura em que o número de casos em todo o mundo os casos de infeção pelo novo coronavírus superam a fasquia dos 25 milhões de pessoas, com EUA, Brasil e Índia a serem os países que maior preocupação suscitam. Também na Europa os casos estão a aumentar, assistindo-se a uma crescente preocupação com uma segunda vaga que tem levado vários países a tomarem medidas.

Portugal prepara-se para uma eventual segunda grande vaga de casos para os períodos do outono e inverno, com o Governo a colocar todo o território em estado de contingência a partir do dia 15 de setembro. As medidas a adotar nesse estado de contingência ainda vão ser definidas pelo Executivo em Conselho de Ministros a 7 de setembro. A DGS aventou a possibilidade de o uso de máscaras passar a ser obrigatório em espaços públicos.

(Notícia atualizada às 14h35 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há mais 320 infetados com Covid-19. Morreu uma pessoa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião