Apelos de Costa catapultam downloads da app da Covid para 400 mil

Dados cedidos ao ECO pelo INESC TEC mostram que os downloads da app mais do que duplicaram de um dia para o outro. Já há mais de 400 mil portugueses a utilizar a Stayaway Covid.

“Essencial, voluntária, confidencial e segura”. É assim que António Costa classifica a aplicação criada para ajudar a rastrear eventuais contactos com pessoas infetadas pelo novo coronavírus. E, desde que foi apresentada oficialmente, o primeiro-ministro tem-se desdobrado em apelos para que os portugueses a descarreguem. Estão a funcionar: já há mais de 400 mil utilizadores.

“É um dever cívico que cada um de nós tem: evitar a transmissão da pandemia. E como é um dever cívico lavar as mãos, entendam também que é um dever cívico descarregar esta aplicação e sinalizarem se vierem a ser diagnosticados como estando positivos”, afirmou Costa na apresentação da Stayaway Covid, a 1 de setembro. Esta quarta-feira, enquanto valorizava as máscaras sociais, voltou a lembrar a importância da app.

Apelos sucessivos que estão a traduzir-se em cada vez mais downloads, a um ritmo mais acelerado. Se no dia em que foi apresentada contava com 120 mil descargas nas lojas da Google e da Apple, no dia seguinte, com o lançamento oficial, chegou aos 170 mil. E agora vai já em 412.330 downloads, de acordo com dados cedidos ao ECO pelo INESC TEC, que desenvolveu a app com o ISPUP, a Keyruptive e a Ubirider.

Houve um disparo no número de downloads da app desta quarta para esta quinta-feira, 3 de setembro. Mais do que duplicaram em ambas as lojas de aplicações: para Android, sistema utilizado pela maioria dos que descarregaram a app, registam-se, às 9h00 desta quinta-feira 277 mil downloads, contra 111 mil no dia anterior. No caso da Apple, as descargas passaram de 58 mil para 134.771.

É expectável que o número de downloads continue a acelerar nos próximos dias, numa altura em que o número de infetados pelo novo coronavírus tanto em Portugal como no resto da Europa, bem como a nível mundial, estão a aumentar de forma expressiva. O recurso à app permite aos seu utilizadores serem informados sobre potenciais contactos com pessoas que venham a ser infetadas e que sinalizem isso mesmo na aplicação.

Apesar da crescente adesão a este sistema de alerta para a Covid-19, nem todos estão a conseguir instalar a app. Primeiro porque muitos portugueses terão a capacidade do smartphone no limite, depois por causa do sistema operativo dos seus equipamentos. No caso dos Android, a app funciona com Android 6.0, ou “Marshmallow”, ou versões superiores, enquanto para os iPhones é preciso o iOS 13.5 ou posterior, enquanto no para os Huawei sem Google Play Store não existe ainda uma app.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Apelos de Costa catapultam downloads da app da Covid para 400 mil

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião