Vendas a retalho recuam na Zona Euro em julho, Portugal com maior subida

  • Lusa
  • 3 Setembro 2020

O volume de vendas do comércio a retalho recuou em julho 1,3% na Zona Euro, mas Portugal está em contraciclo. Vendas cresceram 3,9%

As vendas a retalho recuaram, em julho, 1,3% na Zona Euro e 0,8% na União Europeia (UE) face a junho, invertendo dois meses de crescimento, com Portugal a registar a maior subida mensal (3,9%), segundo o Eurostat.

De acordo com o gabinete estatístico europeu, o volume de vendas do comércio a retalho recuou em julho 1,3% na Zona Euro e 0,8% na UE, na variação em cadeia, depois de ter subido, respetivamente 20,6% e 18,4% em maio e 5,3% e 5,1% em junho, em resultado do alívio das medidas de confinamento adotadas devido à pandemia de Covid-19.

Já na comparação com julho de 2019, as vendas a retalho cresceram 0,4% na Zona Euro e 0,7% na UE.

Face a junho, Portugal, em contraciclo com a Zona Euro e a UE, foi o país que, a par da Roménia, registou a maior subida mensal das vendas a retalho (3,9%), seguido por Malta (3,2%), enquanto os maiores recuos se observaram na Bélgica (-5,1%), Finlândia (-2,0%) e Estónia (-1,5%).

Na variação homóloga, a Irlanda (9,1%), a Lituânia (6,8%) e a Holanda (6,0%) apresentaram as maiores subidas e a Bulgária (-17,5%), Malta (-8,1%) e Luxemburgo (-6,1%) as principais quebras. Em Portugal, as vendas a retalho de julho caíram 3,6% face ao mesmo mês de 2019.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vendas a retalho recuam na Zona Euro em julho, Portugal com maior subida

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião