Bankinter dá spread de 0,95% na casa. Quanto dão os outros bancos?

Os spreads mínimos exigidos por dez bancos mais representativos do mercado de crédito à habitação em Portugal caem agora no intervalo entre os 0,95% e os 1,25%.

O Bankinter cortou o preço mínimo que exige para financiar a compra de casa colocando a fasquia abaixo de 1%, o que não acontecia na banca nacional há, pelo menos, uma década. O banco espanhol cobra agora um mínimo de 0,95% para dar crédito à habitação, o spread mais competitivo do mercado. Mas e os outros bancos a partir de que valores estão a exigir aos clientes?

Foi esta segunda-feira que o Bankinter anunciou o corte do seu spread mínimo exigido para disponibilizar empréstimos para a compra de habitação que se encontrava fixado nos 1% desde setembro de 2018, para o colocar agora na nova fasquia de 0,95%. Será necessária recuar pelo menos até 2010 para ver níveis de spreads na ordem deste valor ou mesmo mais baixos.

“Ao baixar o spread do Crédito Habitação para 0,95%, o valor mais competitivo do mercado, reafirmamos o nosso compromisso com os clientes em Portugal, que sabem que podem contar com o Bankinter para os apoiar na realização dos seus projetos neste momento tão importante”, dizia o Vítor Pereira, Diretor de Produtos, CRM e Marketing e membro da Comissão Executiva do Bankinter Portugal, em comunicado.

Os 0,95% agora exigidos voltam a colocar o banco espanhol isolado com a proposta base mais competitiva no mercado. Já em 2020, tanto o BCP como o Santander baixaram os spreads, igualando a margem mínima de 1% que vinha a ser exigida pelo Bankinter ao longo dos últimos dois anos.

Os spreads mínimos em dez bancos

Fonte: Preçários dos bancos

Esses três bancos são os que exigem as margens mínimas mais baixas do mercado, sobressaindo numa tendência decrescente dos spreads que se intensificou nos últimos anos no setor em geral que vê na disponibilização de crédito uma das suas principais fontes de rentabilidade num contexto de juros historicamente baixos, mesmo negativos.

Entre os dez bancos mais representativos do mercado de crédito à habitação em Portugal, o atual quadro dos spreads mínimos está agora assim limitado entre os 0,95% agora exigidos pelo Bankinter e os 1,25%. Esta é margem mínima exigida pelo Novo Banco que sobressai como a proposta menos competitiva, mas não muito distante da Caixa Geral de Depósitos. O banco público exige, no mínimo, um spread de 1,23% para financiar a aquisição de casa.

A meio da tabela estão o BPI e o Crédito Agrícola com uma margem mínima de 1,2%, um pouco acima face aos 1,275% em vigor no Banco Montepio.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bankinter dá spread de 0,95% na casa. Quanto dão os outros bancos?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião