McGuinness é a nova comissária europeia. Dombrovskis assume o Comércio

A irlandesa fica responsável pela pasta dos serviços financeiros, estabilidade financeira e união do mercado de capitais . Já Valdis Dombrovskis, irá assumir a pasta do comércio.

Mairead McGuinness é a nova comissária europeia. A irlandesa irá ser responsável pela pasta dos serviços financeiros, estabilidade financeira e união do mercado de capitais, anunciou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, esta terça-feira em conferência de imprensa. Já o vice-presidente da Comissão Europeia, ValdisDombrovskis, irá assumir a pasta do Comércio. Nomeação dos dois responsáveis terá ainda de ter o aval do Parlamento Europeu.

“Ontem, entrevistei os candidatos propostos pelo governo irlandês – Mairead McGuinness e Andrew McDowell – e ambos revelaram um grande empenho para com a União Europeia e a função de comissário. São excelentes candidatos, que têm claramente experiência política significativa em assuntos europeus, ainda de que de âmbitos diferentes”, declarou Ursula von der Leyen.

Mas a escolha acabou por recair para Mairead McGuinness, com a presidente da Comissão Europeia a destacar a “experiência política significativa em assuntos da União Europeia” daquela que será a nova comissária. Referiu nomeadamente o facto de ser eurodeputada desde 2004 e estar atualmente no cargo de vice-presidente do Parlamento Europeu.

Na mesma declaração aos jornalistas, von der Leyen adiantou ainda que o vice presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, vai assumir a responsabilidade pela pasta do Comércio da União Europeia, mantendo-se ainda como representante da Comissão no Eurogrupo ao lado do comissário Gentiloni.

Entretanto, Dombrovskis já reagiu à sua nomeação para a pastado comércio. Diz-se “honrado” por ter sido escolhido para o cargo. “Estou empolgado por trabalhar pelo interesse europeu nesta área importante, enquanto continuo como Vice-Presidente Executivo para uma Economia que Trabalha para as Pessoas” respondeu na página do Twitter da Comissão Europeia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

McGuinness é a nova comissária europeia. Dombrovskis assume o Comércio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião