Rio já pensou em alternativa se Marcelo não avançar para presidenciais

O líder social-democrata diz compreender a escolha de Marcelo Rebelo de Sousa em adiar o anúncio da decisão sobre a recandidatura, numa altura em que ainda está em exercício de funções.

O presidente do PSD recusa estabelecer uma data limite para Marcelo Rebelo de Sousa anunciar oficialmente uma recandidatura às presidenciais, mas garante que já pensou numa alternativa caso este não avance. Rui Rio diz ainda compreender os motivos pelos quais o atual Presidente da República prefere esperar por novembro para anunciar a decisão.

“Quando um Presidente da República em exercício anuncia a sua recandidatura relativamente cedo, começa a ser visto mais como candidato como Presidente”, explica Rio, em declarações transmitidas pelas televisões. Desta forma, o presidente do PSD reitera que compreende que quem está em funções “procure empurrar a decisão final o mais para a frente possível”.

Marcelo já adiantou que apenas irá anunciar a decisão depois de convocar as eleições presidenciais. Questionado sobre se isto não será um prazo apertado para o PSD encontrar uma alternativa caso Marcelo não avance, Rio diz: “A nossa cabeça não pára 24 horas por dia”. “Também penso nisso, também sei responder a isso”, assegura.

Já sobre a candidatura de Ana Gomes à presidência, noticiada esta terça-feira de manhã, Rui Rio diz apenas que “as pessoas são livres de se candidatarem”, recusando fazer mais comentários. “Para mim é indiferente, é como evoluir naturalmente” a entrada de candidatos na corrida presidencial, reitera o líder social-democrata quando questionado se a proliferação de candidatos à esquerda pode fortalecer o candidato à direita. Ana Gomes anunciou esta terça-feira que é candidata, o PCP já anunciou que vai anunciar o seu candidato este sábado e Marisa Matias vai anunciar a sua candidatura esta quarta-feira, tal como o Expresso avançou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rio já pensou em alternativa se Marcelo não avançar para presidenciais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião