Tesla perde 70 mil milhões de dólares no seu pior dia de sempre em bolsa. Nasdaq tomba 4%

A queda da Tesla pesou na primeira sessão em Wall Street após o fim de semana prolongado para celebrar o feriado do Labor Day nos EUA.

Wall Street afundou na primeira sessão da semana e levou os investidores a procurarem refúgio nas Treasuries. A liderar as perdas esteve o setor da tecnologia e em especial a Tesla, que reagiu em forte queda à decisão de não ser incluída no índice de referência S&P 500.

A empresa liderada por Elon Musk — que está positiva no ano em cerca de 400% — afundou 20,92% para 330,82 dólares. Esta é a maior queda diária da história da Tesla e limpou 70 mil milhões de dólares na capitalização bolsista, que se situa após o fecho na sessão próxima de 323 mil milhões.

Por outro lado, as posições curtas nas ações dispararam para 25 mil milhões, de acordo com dados da S3 Partners citados pela Reuters. A causa do tombo foi a não inclusão no S&P 500, anunciada na sexta-feira após o fecho do mercado.

De forma surpreendente, a gestora de bolsas S&P Dow Jones Indices anunciou a inclusão da empresa de venda online de artesanato Etsy, da produtora de semicondutores Teradyne e da tecnológica especializada no setor da farmacêutica Catalent no S&P 500. O valor das outras três cotadas em conjunto é inferior ao da Tesla, mas todas elas têm um registo mais constante de lucros, o que poderá ter estado na origem da decisão, que não foi alvo de justificação oficial.

A queda da Tesla pesou assim na primeira sessão em Wall Street após o fim de semana prolongado para celebrar o feriado do Labor Day nos EUA. O sentimento foi penalizado pelo ressurgimento das tensões entre EUA e China, bem como pelas preocupações em relação à recuperação económica.

O tecnológico Nasdaq tombou 4,11% para 10.847,69 pontos, tendo entrado em território de correção com uma quebra de 10% desde 2 de setembro. Já o Dow Jones recuou 2,25% para 27.501,42 pontos e o S&P 500 perdeu 2,78% para 3.331,85 pontos.

A pressão vendedora nas ações em Wall Street levou os investidores a mostrarem maior apetite pela dívida, na véspera de um leilão de 35 mil milhões de dólares em obrigações norte-americanas a dez anos. “A fraqueza nos mercados de ações irá provavelmente criar um cenário neutro para a operação”, disse Tom Simons, economista da Jefferies, à Reuters. A yield das Treasuries a dez anos recuaram quatro pontos base para 0,685%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tesla perde 70 mil milhões de dólares no seu pior dia de sempre em bolsa. Nasdaq tomba 4%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião