Multas até 600 mil euros. Espanha e Reino Unido focados na luta contra o vírus

O tempo vai passando e os governos unem esforços para evitar a todo o custo mais contágios. Para além do Reino Unido, também Madrid vai aplicar multas a quem desrespeitar as regras.

Há meses que os esforços se redobram nos vários países para evitar mais casos de infeção, mas há quem tente a todo o custo evitar a propagação do coronavírus. É o caso do Reino Unido e de Espanha (Madrid), que decidiram aplicar multas a quem desrespeitar as regras de segurança e de combate à pandemia. Em território britânico as sanções são mais baixas e arrancam nos 110 euros, mas no país vizinho podem ascender aos 600 mil euros.

Esta quarta-feira, o Governo britânico anunciou em conferência de imprensa um conjunto de medidas para apelar às pessoas para combaterem a pandemia, tanto nos espaços interiores como exteriores. A ideia é implementá-las a partir da próxima segunda-feira, avançou a imprensa britânica, que foi desvendando algumas das principais mudanças.

As exceções serão as escolas, os locais de trabalho ou espaços de desportos de equipa. Tudo o resto terá regras que terão de ser cumpridas. A começar pela proibição de ajuntamentos com mais de seis pessoas, seja em espaços fechados ou abertos, diz a BBC. Em caso de incumprimento, serão aplicadas sanções, para além de os envolvidos serem dispersados pela polícia. As multas arrancam nos 110 euros e vão até aos 3.527 euros.

Precisamos de agir agora para impedir a propagação do vírus. Portanto, estamos a simplificar e a fortalecer as regras de contacto social — tornando-as mais fáceis de entender”, disse o primeiro-ministro Boris Johnson, sublinhando que “é absolutamente essencial que as pessoas sigam estas regras e se lembrem do básico: lavar as mãos, usar máscara, manter distância de outras pessoas e fazer um teste se tiver sintomas”.

Entre as medidas avançadas pelo primeiro-ministro encontra-se também a obrigação dos pubs e restaurantes de obterem os dados de contacto dos clientes para fins de rastreio, sendo que poderão ser multados se não o fizerem, bem como a introdução de “agentes de segurança Covid”, das autoridades locais. Já os planos para ter audiências maiores em estádios e permitir que as conferências continuem a partir de outubro serão suspensos.

Boris Johnson disse que o Governo britânico tem um plano para implementar “testes em massa”, que sejam “simples, rápidos e escaláveis” e que produzam resultados em entre 20 e 90 minutos. “No futuro próximo, esperamos começar a usar testes para identificar pessoas que são negativos, que não têm coronavírus e não são contagiosas, para que possam comporta-se de forma mais normal sabendo que não podem infetar ninguém com o vírus”, afirmou.

Segundo o primeiro-ministro, o objetivo é processar milhões de testes diariamente para permitir às pessoas “fazerem vidas mais normais sem a necessidade de distanciamento social”, por exemplo em teatros e recintos desportivos, que poderão testar os espetadores e deixar entrar aqueles com resultado negativo.

O Governo britânico não indicou até quando estas medidas estarão em vigor, mas adiantou que é pouco provável que possam ser levantadas durante as próximas três semanas. Esta é a primeira vez que são impostas restrições a nível nacional desde que o confinamento decretado em março começou a ser levantado, em maio, e reflete a preocupação do governo com o agravamento da situação epidémica e o receio de uma nova vaga da pandemia Covid-19.

Multas em Madrid vão dos 601 aos 601 mil euros

A decisão espanhola foi tomada e anunciada esta terça-feira. A Comunidade de Madrid vai multar quem não cumprir com as medidas de contenção definidas pelo Governo daquele país para combater o coronavírus. De acordo com o jornal espanhol La Vanguardia, as sanções vão variar entre os 601,01 euros e os 601.012 euros, dependendo da gravidade da infração.

  • É considerada infração leve quando o incumprimento representa um risco de infeção de menos de 15 pessoas. Aqui as multas vão dos 601,01 euros aos 3.005,06 euros;
  • É considerada infração grave quando o incumprimento representa um risco de infeção de entre 16 a 150 pessoas. Aqui as multas vão dos 3.005,07 euros aos 15.025,30 euros;
  • É considerada infração muito grave quando o incumprimento representa um risco de infeção superior a 150 pessoas. Aqui as multas vão dos 15.025,31 aos 601.012,11 euros.

Entre as medidas que os cidadãos em território madrileno têm de cumprir estão o limite de dez pessoas em reuniões privadas ou públicas, a proibição de bailes e bares em casamentos e comunhões, a distância de 1,5 metros entre cadeiras em restaurantes, limite de pessoas nos funerais, casinos, pistas de corridas, parques desportivos, jardins zoológicos e feiras, diz o La Vanguardia.

“Embora tenhamos pedido a sua ajuda e tenhamos tido uma grande adesão, é importante recordar aos cidadãos que o incumprimento das regras pode levar à aplicação de multas“, disse o vice-conselheiro de Saúde Pública e Plano Covid-19, Antonio Zapatero, citado pelo jornal espanhol.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Multas até 600 mil euros. Espanha e Reino Unido focados na luta contra o vírus

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião