Costa vê “crescimento sustentado de novos casos” por causa do “relaxamento” nas férias

O primeiro-ministro apontou que, desde o início do mês de abril, têm-se verificado um crescimento "sustentado" do número de infeções no país.

Desde o início do mês de agosto tem havido um “crescimento sustentado de novos casos” de Covid-19, aponta o primeiro-ministro, o que se terá devido, essencialmente, ao “relaxamento do comportamento individual” durante as férias de verão, bem como as deslocações e encontros nestes períodos.

“Tal como provavelmente tem sido a explicação para a generalidade dos países europeus”, começa por apontar António Costa, no período de férias há um “natural relaxamento do comportamento individual de cada um, multiplicação de atividade de deslocação e encontro que tem contribuído para aumento significativo de novos casos”, em declarações após a reunião de Conselho de Ministros desta quinta-feira.

No aumento de casos que se tem verificado, o quadro etário é claramente diferenciado, sendo que se concentra essencialmente nas pessoas entre os 20-29 anos, indica. Neste grupo populacional, quando não há outros fatores associados, “há uma maior prevalência de casos assintomáticos e de menor gravidade”, aponta.

Desta forma, apesar da tendência de crescimento da pandemia nas últimas três semanas, esta “não se tem vindo a traduzir em agravamento da doença a exigir internamento em unidades hospitalares nem nas Unidades de Cuidados Intensivos, nem num aumento significativo de óbitos”, sinalizou o primeiro-ministro.

(Notícia atualizada às 14h05)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Costa vê “crescimento sustentado de novos casos” por causa do “relaxamento” nas férias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião