Governo destina 5 milhões de euros para acelerar testes à Covid, 85% a fundo perdido

O Governo vai destinar uma verba de cinco milhões de euros em fundos europeus para acelerar os testes à Covid-19, 85% a fundo perdido.

Desde que a pandemia chegou a Portugal que o Governo assumiu que o rastreio e a testagem seriam uma das prioridades no combate a Covid-19. Nesse sentido, o Governo acaba lançar um programa para aumentar a capacidade de testagem em Portugal, num investimento de fundos comunitários que ronda os cinco milhões de euros.

Numa altura em que o aumento de novos casos não pára de aumentar, o Executivo lança o programa “Testar”, com o intuito de “aumentar a capacidade de rastreio e testagem da população em Portugal”, anunciou esta sexta-feira o Ministério da Coesão Territorial, em comunicado.

Este programa, financiado em cinco milhões de euros provenientes de fundos comunitários, vai apoiar uma rede de instituições no âmbito dos testes de despiste à Covid-19, no desenvolvimento de novos testes e métodos de testagem, bem como, na realização de novos estudos imunológicos à população.

A esmagadora maioria do montante disponibilizado, 85%, é a fundo perdido, sendo que servirá para apoiar despesas com “equipamentos científicos e técnicos, recursos humanos, registo de patentes e adaptação de edifícios e instalações” indispensáveis para travar o novo coronavírus, esclarece o ministério liderado por Ana Abrunhosa.

Esta rede, denominada “Heróis dos Testes”, vai envolver instituições de ensino superior, institutos de investigação e centros de estudos certificados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge. Cada entidade pode ser no máximo 300 mil euros.

De acordo com o Governo, o obejtivo desta medida é “minimizar o tempo de espera pelos resultados dos testes, reduzir a taxa de contaminação do novo coronavírus e enfrentar as exigências colocadas ao Sistema Nacional de Saúde”, conclui a nota de imprensa.

Face ao aumento do número de casos de infeções dos últimos dias e com a aproximação da época da gripe sazonal, todos os esforços estão concentrados no combate à Covid-19. Esta quinta-feira, o Executivo anunciou que vai aumentar a capacidade de testagem do Serviço Nacional de Saúde para 21 mil testes por dia, acima dos 14 mil testes que se estão a fazer diariamente.

(Notícia atualizada às 17h52)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo destina 5 milhões de euros para acelerar testes à Covid, 85% a fundo perdido

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião