5 coisas que vão marcar o dia

Os acionistas do EuroBic elegem nova administração, a TAP tenta travar o reembolso antecipado da dívida e, nos mercados, há atenções viradas para a OPEP.

A semana arranca com duas assembleias gerais. Por um lado, os acionistas do EuroBic elegem nova administração e, por outro, os obrigacionistas da TAP votam as condições dos títulos de dívida. Nos mercados há ainda dados da produção industrial na Zona Euro e o relatório mensal do mercado petrolífero da OPEP. Já na justiça, prossegue o julgamento do caso BES com a audição dos concorrentes.

Acionistas do EuroBic elegem nova administração

José Azevedo Pereira, ex-diretor da Autoridade Tributária, será eleito novo CEO do EuroBic, substituindo Fernando Teixeira dos Santos no cargo. Já Pedro Maia será designado chairman. Os novos órgãos sociais do banco vão ser eleitos na assembleia geral que decorrerá a partir das 11h00. Isabel dos Santos, com mais de 40% do capital do EuroBic, tem os direitos de voto inibidos pelo Banco de Portugal e não poderá votar.

Obrigacionistas da TAP votam condições

Da parte da tarde, há outra assembleia geral, desta vez dos obrigacionistas da TAP, que vão deliberar sobre a renúncia pontual ao dever de manutenção da relação de grupo por domínio total entre a TAP SGPS e a TAP SA. A alteração resulta da potencial detenção, diretamente pelo Estado Português, de ações representativas do capital da TAP.

Eurostat divulga dados da produção industrial

Num dia calmo em termos de dados económico, o destaque será a atividade fabril na Zona Euro. O Eurostat vai divulgar novos dados da produção industrial referentes a julho, sendo que a expectativa é que comecem já a dar sinais de recuperação. Na maior economia da moeda única, a Alemanha, a produção da indústria cresceu 1,2% em julho face ao mês anterior, mas manteve-se 10% abaixo da registada no mesmo mês do ano anterior, de acordo com dados provisórios divulgados pelo Departamento Federal de Estatística (Destatis) alemão.

OPEP publica relatório mensal do petróleo

Será ainda conhecido o relatório mensal para o mercado do petróleo da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP). No mês passado, o cartel reviu em baixa as projeções, apontando para uma queda anual do consumo de petróleo de 9,09% (face à anterior estimativa de 8,03%) pelo que qualquer sinal de retoma poderá entusiasmar o mercado que continua sob pressão devido às perspetivas de uma segunda vaga de coronavírus.

Prossegue julgamento do caso BES

Na justiça, o foco será o caso Banco Espírito Santo (BES), cujo julgamento continua depois de Ricardo Salgado ter tido, na semana passada, uma redução da coima. Esta segunda-feira são julgados os pedidos de impugnação da auditora KPMG e de cinco dos seus sócios às coimas no valor global de 4,9 milhões de euros aplicadas pelo supervisor. O julgamento prossegue neste dia com a audição dos concorrentes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião