Portugal com 2.ª menor taxa de ofertas de emprego no segundo trimestre

  • Lusa
  • 15 Setembro 2020

Face ao segundo trimestre de 2019, os posto de trabalho disponíveis recuaram em 25 Estados-membros da UE. Portugal apresentou a segunda menor taxa, a par de Irlanda, Espanha, Polónia e Roménia.

A taxa de ofertas de emprego recuou para os 1,6% tanto na Zona Euro quanto na União Europeia (UE) no segundo trimestre, face ao período homólogo, com Portugal a apresentar a segunda menor (0,7%), segundo o Eurostat.

Tanto na Zona Euro quanto na UE, entre abril e junho, os postos de trabalho disponíveis para desempregados recuou para os 1,6% quer face aos 2,3% homólogos, quer aos 1,9% registados no primeiro trimestre.

Segundo o gabinete estatístico europeu, as maiores taxas de ofertas de emprego foram observadas na República Checa (5,4%), Bélgica (3,1%), Áustria (2,6%) e as mais baixas na Grécia (0,3%), Portugal, Irlanda, Espanha, Polónia e Roménia (0,7% cada).

Taxa de ofertas de emprego no segundo trimestre de 2020Fonte: Eurostat

Face ao segundo trimestre de 2019, os posto de trabalho disponíveis recuaram em 25 Estados-membros, mantiveram-se estáveis na Bulgária e aumentaram 0,1 pontos percentuais em França.

Portugal com 2.ª maior subida do custo da mão-de-obra no 2.º trimestre

O custo horário da mão-de-obra aumentou, no segundo trimestre, 4,2% na Zona Euro e 4,1% na União Europeia (UE), em termos homólogos, com Portugal a apresentar a segunda maior subida (13,5%), segundo o Eurostat.

De acordo com o gabinete estatístico europeu, entre abril e junho, o custo horário da mão-de-obra acelerou face ao primeiro trimestre, quando tinha aumentado 3,7% na Zona Euro e 3,9% na UE.

Evolução do custo de mão-de-obra na UE e na Zona EuroFonte: Eurostat

Considerando os componentes do indicador, na Zona Euro, os custos relativos a salários e horas pagas aumentaram 5,2% e os não salariais 0,8%, face ao segundo trimestre de 2019. Na UE, as subidas foram de 5,3% e 0,1%, respetivamente.

Portugal registou a segunda maior subida do custo da mão-de-obra (13,5%), depois da Roménia (16,1%) e seguido pelo Luxemburgo (12,4%), enquanto em Chipre (-8,6%), na Irlanda (-3,3%) e na Holanda (-1,7%) o indicador recuou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal com 2.ª menor taxa de ofertas de emprego no segundo trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião