Oito em cada dez portugueses usam o carro em viagens dentro da UE

Em 2018, o carro representava 82,9% das viagens realizadas dentro da União Europeia. Depois da Lituânia, são os portugueses que mais utilizam este meio de transporte. Autocarro e comboio em 2º plano.

O carro é o meio de transporte dominante nas viagens entre o espaço comunitário, apesar de as questões ambientais e a preocupação para reduzir os níveis de dióxido de carbono no planeta estarem a ganhar cada vez mais importância. Apesar de os lituanos serem os cidadãos europeus que mais usam este meio de transporte para viagens, os portugueses surgem logo em segundo lugar.

Em 2018, o carro representava 82,9% das viagens realizadas dentro da União Europeia (UE), segundo os dados divulgados pelo Eurostat. Ou seja, mais de oito em cada 10 europeus optaram por este meio de transporte, ao invés do autocarro (9,3%) ou do comboio (7,9%).

Entre os 27 Estados-membros da UE é na Lituânia que o carro é mais utilizado para estas deslocações, com 90,4% dos cidadãos a fazê-lo. Logo atrás, em segundo lugar, surge Portugal com quase nove (88,4%) em cada dez portugueses a optarem pelo carro como meio de transporte, ou seja, 2,2 pontos percentuais acima da média europeia.

Ainda no pódio dos países europeus que mais são dependentes do carro para estas viagens consta a Eslovénia, com 86,4%. No polo oposto, são os húngaros que menos utilizam este meio de transporte (70,6%), seguidos pelos turcos (71%) e pelos checos (73,3%.

Húngaros preferem autocarro. Austríacos são os “reis” do comboio

Mais “amigos do ambiente” são, naturalmente, os autocarros e o comboio, já que se trata de transportes coletivos. E se, em média, apenas 9,3% dos europeus utilizam o autocarro, do conjunto comunitário são os húngaros que mais o utilizam (20,8%). Seguidos pelo Chipre (18,9%) e Malta (17,5%).

Em contraciclo, os holandeses, britânicos e os noruegueses são os que menos utilizavam o autocarro em 2018 para viagens entre o espaço Schengen. E se em Portugal o meio “preferido” era o carro, certo é que os portugueses estão ligeiramente abaixo da média da UE, com apenas sete em cada dez portugueses a usarem o autocarro (7,3%).

No que respeita ao comboio, utilizado por 7,9% dos europeus, é na Áustria que é mais utilizado (12,9%), seguido pela Holanda (11,2%) e por França (10,3%). No polo oposto, surgem os gregos (0,9%), lituanos (1,1%) e os eslovenos (1,8%).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Oito em cada dez portugueses usam o carro em viagens dentro da UE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião