Bolsa de Lisboa acompanha perdas da Europa com pressão do BCP e Galp

O vermelho impera nas bolsas europeias, depois de a Reserva Federal dos EUA ter antecipado que a recuperação económica será incerta. Em Lisboa, o PSI-20 é pressionado sobretudo pelo BCP e Galp.

As principais bolsas europeias sofrem perdas expressivas neste arranque de sessão, rumo que é acompanhado pela praça nacional, depois de a Reserva Federal dos EUA ter antecipado que a recuperação económica será incerta. O vermelho impera no PSI-20 que está a ser pressionado sobretudo pelo recuo do BCP e da Galp.

O PSI-20 recua 0,52%, para os 4.271,19 pontos, com a quase totalidade dos títulos que o compõem em terreno negativo. Na Europa, o Stoxx 600 — índice que agrega as principais capitalizações bolsistas do Velho Continente — cai 1%.

Quedas ocorrem no seguimento do desfecho da última reunião de política monetária da Reserva Federal dos EUA, em que Jerome Powell revelou reservas relativamente à ainda elevada incerteza face ao rumo da economia. O presidente da Fed confirmou ainda que o banco central norte-americano permanece comprometido em apoiar a economia e adiantou que os juros diretores deverão continuar em níveis próximos de zero pelo menos até 2023.

Por Lisboa o BCP e a Galp acabam por ser os títulos que mais pressão colocam sobre o PSI-20. As ações do banco liderado por Miguel Maya recuam 1,32%, para os 8,99 cêntimos. Já as da petrolífera caem 0,84%, para os 9,022 euros.

No setor da energia, o arranque de sessão também é marcado para a EDP cujas ações deslizam 0,33%, para os 4,24 euros.

Entre as quedas mais dilatadas destaque ainda para a Jerónimo Martins, cujos títulos recuam 1,11%, para os 13,845 euros.

(Notícia atualizada às 08h25)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsa de Lisboa acompanha perdas da Europa com pressão do BCP e Galp

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião