5 coisas que vão marcar o dia

Os deputados vão debater a realização de um inquérito parlamentar ao Novo Banco, bem como o prolongamento dos apoios às rendas.

Nesta sexta-feira vão ser conhecidos alguns indicadores económicos, nomeadamente a execução orçamental e dados sobre os empréstimos e depósitos bancários. No Parlamento, os deputados vão discutir pedidos de um inquérito parlamentar sobre o Novo Banco, bem como votar o prolongamento dos apoios às rendas. Para além disso, serão também apresentadas novas medidas relacionadas com o Cartão de Cidadão.

DGO revela execução orçamental

A Direção-Geral do Orçamento divulga a síntese de execução orçamental até agosto deste ano. O Estado português registou um défice de 8.332 milhões de euros em contabilidade pública até julho, um período marcado pelo impacto da crise pandémica nas contas públicas. O agravamento do défice resultou de uma contração da receita e do crescimento da despesa, segundo explicou o Ministério das Finanças, na altura.

Inquérito parlamentar sobre Novo Banco em debate

Nesta sexta-feira, a Assembleia da República debaterá, pelo menos, quatro projetos diferentes que pedem um inquérito parlamentar sobre o Novo Banco da autoria das bancadas do PS, BE, IL e Chega. Os requerimentos são motivados pelo financiamento de campanhas políticas pelo Grupo Espírito Santo, pelas operações de alienação de ativos do Novo Banco e pelos prejuízos do banco.

Parlamento decide sobre prolongamento dos apoios às rendas

Vai tomar lugar na Assembleia da República, esta sexta-feira, a votação dos projetos de lei que estendem os apoios ao arrendamento. Em causa está o alargamento do regime extraordinário de proteção aos arrendatários até 31 de dezembro de 2021, definindo o prazo para entrega de candidaturas para apoio financeiro do IHRU até ao final do ano.

Há novas medidas para o Cartão de Cidadão

Vão ser apresentadas, esta sexta-feira, novas medidas relacionadas com o Cartão de Cidadão pela ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, e pela ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão. Estas novidades surgem numa altura em que o atendimento presencial nos serviços públicos enfrenta limitações, devido à pandemia, provocando atrasos em alguns processos, como o levantamento do Cartão de Cidadão.

BdP divulga dados sobre empréstimos e depósitos

O Banco de Portugal vai divulgar vários indicadores económicos, nomeadamente relativos aos empréstimos e depósitos bancários, no oitavo mês deste ano. Em julho, a taxa de variação anual dos empréstimos a particulares para habitação foi de 1,8%, e de 3,8% para os empréstimos para consumo. Já os depósitos de particulares nos bancos residentes atingiram os 159,2 mil milhões de euros no final de julho, segundo o Banco de Portugal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião