Dívida do Reino Unido em novo recorde. Chega a 101,9% do PIB

  • Lusa
  • 25 Setembro 2020

Dívida acumulada do Reino Unido atingiu os 2,18 mil milhões de euros em agosto o que corresponde a 101,9% do PIB do país. Valor é 269.460 milhões superior ao registado em igual período de 2019.

A dívida acumulada do Reino Unido atingiu os 2,18 mil milhões de euros no final de agosto o que corresponde a 101,9% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, indicou esta sexta-feira o Gabinete Nacional de Estatísticas britânico.

O valor é 269.460 milhões de euros superior ao que foi registado em igual período de 2019 e reflete o forte nível de endividamento do Reino Unido face à crise económica provocada pela pandemia de SARS CoV-2.

A dívida nacional britânica atingiu pela primeira vez os dois mil milhões de libras no passado mês de julho. Em agosto, o Reino Unido entrou em recessão pela primeira vez desde a crise financeira de 2008.

O governo britânico anunciou na quinta-feira o novo plano de apoio ao desemprego e que inclui o pagamento de uma parte dos salários, no contexto das restrições sanitárias provocadas pela “segunda vaga” de covid-19.

O ministro britânico da Economia, Rishi Snuak, apresentou no Parlamento o “Programa de Apoio ao Emprego” que, a partir do dia 1 de novembro, vai substituir o que tinha sido aplicado em março e que termina em outubro.

O primeiro plano financia até 80% os salários dos trabalhadores impedidos de exercer a profissão devido às medidas impostas pelo confinamento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dívida do Reino Unido em novo recorde. Chega a 101,9% do PIB

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião