Hoje nas notícias: Reformas, CP e faturas da luz

  • ECO
  • 25 Setembro 2020

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Em média, todos os dias 500 famílias portuguesas pedem para pagar a fatura da energia a prestações. A marcar o dia está a ainda a notícia de que a CP se prepara para avançar com a compra de 129 comboios, por meio de um concurso que ronda os mil milhões de euros. No mercado de trabalho, houve, nos primeiros seis meses deste ano, mais de 6.500 trabalhadores do Estado a ir para a reforma, sendo que a maioria das saídas sucedeu na educação.

Conselheiros da Mutualista avisam que estrutura do Montepio é insustentável

Sabe-se agora que o Banco Montepio quer cortar 800 postos de trabalho e está a planear uma reestruturação, mas há já algum tempo que os conselheiros da Associação Mutualista vinham a alertar que a estrutura do banco é “insustentável a prazo”. Um desses alertas partiu de João Costa Pinto, antigo vice-governador do Banco de Portugal. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

500 famílias por dia pedem para pagar luz a prestações

Em média, todos os dias 500 famílias portuguesas pedem para pagar a fatura da energia a prestações, um indicador da crise social e económica que se tem abatido também sobre os cidadãos. Os pedidos são enquadrados nas medidas extraordinárias de apoio por causa da pandemia e cerca de 4.000 pequenas empresas clientes da EDP também estão a beneficiar desta flexibilidade. A par dela, o Governo aprovou esta semana o prolongamento das moratórias do crédito por mais um ano, até setembro de 2021. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (link indisponível).

CP vai avançar com concurso de mil milhões para a compra de 129 comboios

Através do plano de recuperação e resiliência europeu, a CP prepara-se para comprar 62 comboios suburbanos, 55 regionais e 12 composições de longo curso, num total de 129. O valor deverá ascender aos mil milhões de euros. O caderno de encargos ainda está a ser preparado, mas o número de comboios a comprar parece decidida. Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

Saídas para a reforma na função pública disparam 43%. Um quinto são professores

No primeiro semestre, houve 17.806 saídas das administrações públicas, das quais 6.504 para a reforma, segundo os últimos dados estatísticos da Direção-Geral da Administração e do Emprego Público. Este aumento representa um crescimento de 43% face ao mesmo período do ano passado. A maioria das aposentações acontecem na área da educação: 1.308 profissionais, ou seja, um quinto do total. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso livre).

José Eduardo Moniz sai do Benfica e da TVI para colaborar com plataformas de streaming

José Eduardo Moniz, vice-presidente e administrador da SAD do Benfica e consultor da TVI e da Plural, vai colaborar com com canais por cabo e plataformas de streaming de outros países. Eleições no Benfica e mudança acionista da Media Capital coincidem com a saída. Leia a notícia completa no Jornal Económico (link indisponível).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Reformas, CP e faturas da luz

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião