Consumo de luz está a cair 4,2% e o de gás natural 6% em 2020

Nos primeiros nove meses do ano, a produção de energia renovável abasteceu 56% do consumo de eletricidade. A produção fóssil abasteceu 38% do consumo, fundamentalmente com gás natural.

De acordo com os dados da REN, durante o mês de setembro o consumo de gás natural em Portugal disparou 13,3% por comparação com o período homólogo. Isto porque, com a saída do carvão do mix energético nacional, o gás natural foi mais utilizado para produzir energia elétrica (mais 19,5% em setembro). No segmento convencional, que engloba os restantes consumos de famílias e empresas a subida foi de 8,4%.

Ainda assim, diz a REN, “no consumo acumulado do ano, o registo é negativo em 1,5%, com o segmento convencional a apresentar uma variação negativa de 6%, enquanto o segmento de produção de energia elétrica ganhou 6,9%.

Este cenário explica-se, respetivamente, com o forte abrandamento da economia portuguesa por causa da pandemia de Covid-19, o que levou empresas e indústrias a consumirem muito menos gás, e com a quase paragem das centrais a carvão de Sines e do Pego, que obrigou as centrais a ciclo combinado a trabalharem mais.

Nos primeiros nove meses do ano, a produção de energia renovável abasteceu 56% do consumo, repartido pela hidroelétrica com 24%, eólica com 22%, biomassa com 7% e fotovoltaica com 3%. Por seu lado, a produção não renovável abasteceu 38% do consumo, fundamentalmente com gás natural, representando o carvão cerca de 3% do consumo.

Na eletricidade, o consumo ficou muito próximo do verificado em setembro de 2019, com uma queda de 0,2%. Com correção dos efeitos de temperatura e número de dias úteis, a queda aumenta para 1,6%.

a evolução anual registou, no final de setembro, uma variação negativa de 3,5%, ou menos 4,2%, com correção de temperatura e dias úteis.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Consumo de luz está a cair 4,2% e o de gás natural 6% em 2020

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião