Hoje nas notícias: pensões, pré-reformas e presidenciais

  • ECO
  • 8 Outubro 2020

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O Governo está a preparar um aumento de 10 euros nas pensões mais baixas, medida que deverá constar no OE2021. A marcar a atualidade nacional está também a notícia de que a Função Pública está a autorizar as pré-formas. O Novo Banco continua a dar que falar e a banca mostra-se disponível para emprestar dinheiro ao Fundo de Resolução para injetar na instituição financeira liderada por António Ramalho. As eleições presidenciais aproximam-se e devido à pandemia o Executivo está a estudar novas soluções, sendo que uma delas poderá passar pelo voto porta a porta.

Pensões mais baixas vão ter aumento extra de 10 euros

O Governo já tinha revelado que em 2021 haveria um aumento extraordinário das pensões a partir de agosto, mas não disse de que subida estava a falar. O Público, citando fonte partidária à esquerda, aponta para uma repetição do montante extra pago este ano. “Já se tinha chegado aos 10 euros em agosto”, revelou um dos elementos presentes nas negociações do lado dos partidos à esquerda, com quem António Costa tem procurado entendimentos no sentido de garantir a aprovação do Orçamento do Estado para 2021. Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

Função Pública está a autorizar pré-reformas

Há funcionários públicos que já viram pedidos de pré-reforma aprovados por municípios, regiões autónomas e até o Governo. A região autónoma dos Açores já aprovou mais de 100 processos, as autarquias pelo menos dois, e o Ministério da Administração Pública (MMEAP) revela que autorizou cinco num total de 28 pedidos. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Banca aceita dar empréstimo de longo prazo ao Novo Banco

Os bancos mostram-se disponíveis para emprestar dinheiro ao Fundo de Resolução para injetar no Novo Banco, ao invés de ser o Estado a comportar a despesa. Ainda assim, as instituições financeiras querem que este financiamento seja de longo prazo, de forma a garantir que o fundo tem um modelo de receitas e responsabilidades sustentável. Apesar de esta solução estar a ser estudada, o Executivo poderá manter verba no Orçamento do Estado para 2021, contrariando a exigência do Bloco de Esquerda. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Presidenciais com voto recolhido porta a porta

O Governo, em conjunto com as autarquias, estão a preparar alterações no processo eleitoral que vai eleger o próximo Presidente da República, em janeiro do próximo ano. Em cima da mesa está a possibilidade de permitir o voto porta a porta, para os cidadãos que estiverem confinados devido à Covid-19. A pandemia também obrigará a uma multiplicação das mesas de voto, o que tornará o processo eleitoral mais dispendioso. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (link indisponível).

Ana Gomes diz ter apoio de “vários membros do Governo”

A antiga eurodeputada Ana Gomes assume ter o apoio de vários membros do Governo na corrida às eleições Presidenciais do próximo ano. “Tenho vários membros do Governo que já me disseram que me apoiarão. Naturalmente, democraticamente estão à espera que o PS tome uma decisão sobre esta questão, não se revendo nas indicações que foram dadas naquela triste cena da Autoeuropa”, disse em entrevista ao Público/Renascença. Na entrevista, defende ainda um mandato presidencial mais longo, sem hipótese de reeleição. Leia a entrevista completa no Público (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: pensões, pré-reformas e presidenciais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião