Hoje nas notícias: Novo Banco, Bruxelas e pré-reformas

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O Novo Banco continua a marcar a atualidade nacional. A banca mostra-se disponível para emprestar até 400 milhões de euros à instituição liderada por António Ramalho, enquanto o grupo parlamentar do PS vai pedir ao Tribunal de Contas que faça uma auditoria ao banco. A comissária europeia Elisa Ferreira defende que a ideia de Portugal gastar mal o dinheiro de Bruxelas é ” completamente absurda”. Ao mesmo tempo, depois de esta quinta-feira o Governo ter aprovado em Conselho de Ministros o OE2021, sabe-se agora que o Executivo se prepara avançar com a pré-reforma para os professores, já no próximo ano.

Banca pronta a emprestar até 400 milhões ao Novo Banco

Os bancos admitem financiar o Novo Banco, na ausência de verbas do orçamento do Estado para o Fundo de Resolução. Estão dispostos a emprestar entre 250 e 400 milhões de euros, dinheiro esse que será obtido junto dos mercados internacionais para entregar a Máximo dos Santos que, por sua vez, o irá injetar na instituição liderada por António Ramalho. Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago)

PS avança com auditoria pública ao Novo Banco

O PS formaliza sexta-feira um pedido de auditoria ao Novo Banco pelo Tribunal de Contas. O pedido vai ser entregue na Comissão de Orçamento e Finanças para agilizar o processo. O objetivo passa por permitir uma auditoria suplementar, respondendo assim às exigências de vários partidos, como o Bloco de Esquerda que traçou com linha vermelha para a aprovação do OE2021 a injeção de mais dinheiro por parte do Estado na instituição liderada por António Ramalho. Leia a notícia completa no Observador (acesso pago).

Ideia de que gastámos mal o dinheiro de Bruxelas “é completamente absurda”

Elisa Ferreira, comissária europeia responsável pela pasta da Coesão e Reformas, defende que a ideia de Portugal gastar mal o dinheiro de Bruxelas é ” completamente absurda”. Nesta entrevista ao Público, chama a atenção para os efeitos negativos da suspensão das regras das ajudas de Estado, alegando que criou desequilíbrios nunca vistos “na história europeia”. Leia a entrevista completa no Público (acesso pago).

Quase 400 mil famílias deixaram de pagar os créditos

Há cada vez mais famílias que deixam de conseguir pagar os seus empréstimos por causa da crise provocada pela pandemia, vendo-se obrigadas a recorrer a acordos extrajudiciais com os bancos. Foram, no total, 397 mil os novos processos abertos pelos bancos no primeiro semestre deste ano, avaliados em 2,2 mil milhões de euros. Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso livre).

Pré-reforma dos professores avança em 2021

O Governo está a preparar um conjunto de critérios para que o sistema de pré-reformas avance na Educação já em 2021. Esta medida deverá constar no OE do próximo ano. A ideia é usar o setor da Educação como referencial para toda a Administração Pública e definir para professores, assistentes técnicos (administrativos) e assistentes operacionais (auxiliares) com pelo menos 55 anos anos um conjunto de condições uniformes, para que possam negociar com os empregadores a passagem à pré-reforma com um corte salarial, mas com a garantia de reforma completa na idade legal de aposentação. Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Novo Banco, Bruxelas e pré-reformas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião