📹 O que é o défice? Perguntou ao Google, nós respondemos

O saldo orçamental é um dos indicadores do equilíbrio das finanças públicas de um país, em conjunto com a dívida pública. O saldo pode ser deficitário ou excedentário.

É um dos temas que mais atenção teve durante a intervenção da troika e na ação do anterior Governo: a redução do défice. Na prática, tal significou que gradualmente o Estado aproximou o nível das suas receitas e despesas ao longo da última década. Essa diferença encurtou de tal forma que em 2019 registou-se o primeiro excedente orçamental da democracia, ou seja, houve mais dinheiro a entrar do que a sair nesse ano.

A crise pandémica veio, contudo, trazer de volta um desequilíbrio nas contas públicas, com as despesas a subir e as receitas a cair, criando de novo um défice orçamental em 2020.

Neste vídeo explicamos o que é o défice.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

📹 O que é o défice? Perguntou ao Google, nós respondemos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião