Volume de negócios na indústria reduz quebra em agosto. Encolhe 5,6%

O índice de volume de negócios na indústria caiu 5,6% em agosto em termos homólogos. Apesar da queda, é uma melhoria expressiva face ao recuo de 11% registado no mês anterior.

O índice de volume de negócios na indústria caiu 5,6% em agosto, quando comparado com o mesmo mês do ano passado. Trata-se, ainda assim, de uma desaceleração na queda, que tinha sido de 11% no mês anterior, revelou o Instituto Nacional de Estatística (INE).

“Sem o agrupamento de energia, as vendas diminuíram 4% (redução de 8,3% em julho). Os índices relativos ao mercado nacional e ao mercado externo apresentaram variações de -6,3% e -4,3% (-9,1% e -13,7% em julho), respetivamente”, aponta o organismo nacional de estatística em comunicado.

Em suma, “ambos os mercados melhoraram comparativamente a julho, em particular no mercado externo”. Mas os desempenhos continuam pressionados pelo impacto da pandemia.

Variação homóloga do volume de negócios na indústria

Fonte: INE

O INE explica que a energia teve a variação homóloga mais baixa em agosto, de 10,1%, “embora recuperando 10,9 pontos percentuais face a julho”, e “deu o contributo mais negativo para a variação do índice total”. Os bens intermédios e os bens de consumo contribuíram, cada um, com uma redução de 1,3 pontos percentuais, enquanto os bens de investimento diminuíram 2,6%, depois da redução de 10,9% registada no mês anterior.

Já do ponto de vista do emprego e das remunerações, “os índices de emprego, de remunerações e de horas trabalhadas apresentaram diminuições homólogas de 2,7%, 2,2% e 1,7%, respetivamente”, sublinha o INE. Percentagens que comparam positivamente com as variações de, respetivamente, -3%, -0,3% e -8,6% de julho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Volume de negócios na indústria reduz quebra em agosto. Encolhe 5,6%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião