João Lourenço diz que anterior regime desviou 24 mil milhões de dólares dos cofres de Angola

João Lourenço calculou em quase 24 mil milhões de dólares o valor dos desvios alegadamente perpetrados pelo anterior regime. Já foram recuperados 4,9 mil milhões.

O presidente da república de Angola estima que tenham sido desviados 23,79 mil milhões de dólares dos cofres públicos angolanos pelo anterior regime de José Eduardo dos Santos e respetivos associados. Um número revelado por João Lourenço na primeira parte de uma entrevista ao The Wall Street Journal.

Segundo o presidente, 13,52 mil milhões terão sido desviados por via de “contratos fraudulentos com a Sonangol”, 5,09 mil milhões de dólares por via das empresas públicas de diamantes Sodiam e Endiama e os restantes 5,19 mil milhões “de outros setores e empresas públicas”, elencou o chefe de Estado angolano.

Nem todo o dinheiro estará perdido e João Lourenço assegura que “o Estado recuperou definitivamente cerca de 4,9 mil milhões de dólares em dinheiro e bens até ao momento”. Concretamente, elencou, 2,71 mil milhões em cash e 2,19 mil milhões em imobiliário, fábricas, terminais portuários, estações de televisão e de rádio, em Angola, Portugal e Brasil”, indicou.

Além disso, segundo João Lourenço, a justiça angolana já solicitou que sejam confiscados ou congelados ativos e dinheiro no valor de 5,43 mil milhões de dólares, em localizações como Suíça, Holanda, Portugal, Luxemburgo, Chipre, Mónaco, Reino Unido e “a lista tende a alargar-se”, referiu o presidente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

João Lourenço diz que anterior regime desviou 24 mil milhões de dólares dos cofres de Angola

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião